Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/07/2015 às 13:30:41

Pequenas atitudes podem ajudar a evitar problemas respiratórios

Um dos problemas que piora muito no inverno é a asma. Siga sempre a dica da vovó e se agasalhe antes de sair de casa.

Chega o inverno e com ele parece que começam os problemas respiratórios. Por que nessa época do ano a gente fica mais doente? Com gripe, asma, bronquite? Será que tem como evitar as crises? O Bem Estar desta segunda-feira (13) contou com a ajuda do pneumologista Roberto Stirbulov e da otorrinolaringologista Francini Pádua para tirar todas as dúvidas.

Lembra daquela dica da vovó: ‘coloca um casaco, não vai pegar friagem, se agasalhe antes de sair de casa’? De acordo com a otorrinolaringologista, a vovó estava certa. Existem estudos que mostram que se a temperatura da pele diminui, o nariz obstrui. “Para evitar essa situação é recomendado se agasalhar, usar cachecol para proteger as regiões mais expostas como cabeça e pescoço”, diz.

Um dos problemas que piora muito no inverno é a asma. A asma é uma inflamação crônica dos brônquios, que provoca um bloqueio no fluxo do ar e dificuldade do paciente em respirar. Algumas pessoas desenvolvem a asma na infância, outras ao longo da vida. O diagnóstico é muito importante para o tratamento correto.

Foi o que aconteceu com a Cristiane Vaz. Ela carregou por 21 anos os sinais de uma asma que ela não sabia que tinha. “Desde criança fui tratada como bronquite. Era difícil encher bexiga, correr, brincar”, conta. O problema continuou na juventude e na vida adulta. Hoje, ela não larga o kit asma.

Alguns gatilhos podem piorar a asma e outros problemas respiratórios. O principal é o ácaro, que vive nos lugares onde acumulam poeira e nas roupas que ficam guardadas. O tabagismo é outro problema, assim como o tempo mais seco, que dificulta a dispersão dos poluentes e a qualidade do ar fica pior.

Os médicos explicam que importante manter o corpo hidratado também no inverno. Higienize o nariz com soro fisiológico pelo menos duas vezes ao dia para limpar as secreções que ficam acumuladas; tenha uma alimentação saudável; mantenha o ambiente limpo, livre de poeira; e tente sempre respirar pelo nariz, porque ele tem a função de filtrar e esquentar o ar que chega até os pulmões.

Fonte: Portal G1


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS começa a testar indicadores de qualidade de hospitais privados

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começa a testar este mês indicadores de qualidade de hospitais privados brasileiros.

Saúde Empresarial, por Redação

Atenção primária ganha reforço de R$ 2,2 milhões

O governo vai destinar, por meio do programa Melhor em Casa, R$ 2,2 milhões para custeio e manutenção das equipes de Atenção Domiciliar no Acre, no Amazonas, na Bahia e no Distrito Federal.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa busca reconhecimento como Centro Colaborador da OMS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) busca ser reconhecida como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme decisão da Diretoria Colegiada nesta última terça-feira (7/8).

Saúde Empresarial, por Redação

Acreditação de operadoras reduz custos

No final do ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou a Resolução Normativa 277, que institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Hepatites: vacina e cuidados podem evitar a doença silenciosa

Cerca de 60% dos pacientes com problemas no fígado são portadores de hepatite, informa levantamento realizado pela Secretaria da Saúde de São Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Demitidos e aposentados terão nova regra para plano de saúde em 90 dias

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou nesta sexta-feira resolução que assegura aos demitidos e aposentados a manutenção do plano de saúde empresarial com cobertura idêntica à vigente durante o contrato de trabalho, que entra em vigor em 90 dias.

Deixe seu Comentário:

=