Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/07/2015 às 13:30:41

Pequenas atitudes podem ajudar a evitar problemas respiratórios

Um dos problemas que piora muito no inverno é a asma. Siga sempre a dica da vovó e se agasalhe antes de sair de casa.

Chega o inverno e com ele parece que começam os problemas respiratórios. Por que nessa época do ano a gente fica mais doente? Com gripe, asma, bronquite? Será que tem como evitar as crises? O Bem Estar desta segunda-feira (13) contou com a ajuda do pneumologista Roberto Stirbulov e da otorrinolaringologista Francini Pádua para tirar todas as dúvidas.

Lembra daquela dica da vovó: ‘coloca um casaco, não vai pegar friagem, se agasalhe antes de sair de casa’? De acordo com a otorrinolaringologista, a vovó estava certa. Existem estudos que mostram que se a temperatura da pele diminui, o nariz obstrui. “Para evitar essa situação é recomendado se agasalhar, usar cachecol para proteger as regiões mais expostas como cabeça e pescoço”, diz.

Um dos problemas que piora muito no inverno é a asma. A asma é uma inflamação crônica dos brônquios, que provoca um bloqueio no fluxo do ar e dificuldade do paciente em respirar. Algumas pessoas desenvolvem a asma na infância, outras ao longo da vida. O diagnóstico é muito importante para o tratamento correto.

Foi o que aconteceu com a Cristiane Vaz. Ela carregou por 21 anos os sinais de uma asma que ela não sabia que tinha. “Desde criança fui tratada como bronquite. Era difícil encher bexiga, correr, brincar”, conta. O problema continuou na juventude e na vida adulta. Hoje, ela não larga o kit asma.

Alguns gatilhos podem piorar a asma e outros problemas respiratórios. O principal é o ácaro, que vive nos lugares onde acumulam poeira e nas roupas que ficam guardadas. O tabagismo é outro problema, assim como o tempo mais seco, que dificulta a dispersão dos poluentes e a qualidade do ar fica pior.

Os médicos explicam que importante manter o corpo hidratado também no inverno. Higienize o nariz com soro fisiológico pelo menos duas vezes ao dia para limpar as secreções que ficam acumuladas; tenha uma alimentação saudável; mantenha o ambiente limpo, livre de poeira; e tente sempre respirar pelo nariz, porque ele tem a função de filtrar e esquentar o ar que chega até os pulmões.

Fonte: Portal G1


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Saiba o que muda em relação aos planos de saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira, em Brasília, que o governo será mais rígido em relação às regras para negativa de cobertura por parte dos planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Registro Eletrônico de Medicamentos vai funcionar a partir de 15 de abril

A Anvisa adotou um conjunto de medidas para modernizar a análise do registro de novos produtos e dar mais rapidez ao processo.

Saúde Empresarial, por Redação

Paramentação cirúrgica de uso único diminui risco de infecção

Há 15 anos no Brasil, a empresa americana Kimberly-Clark comprova, por meio de estudos, que a paramentação cirúrgica de uso único diminui o risco de infecção hospitalar e contribui para a redução do custo total e aumento da produtividade das instituições de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS é modelo para documento final da Rio+20

Chefes de Estado de todo o mundo avaliarão, nesta quarta (20), na cidade do Rio de Janeiro, o documento final que servirá de base aos países que assumirem compromisso com temas relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Deixe seu Comentário:

=