Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/01/2013 às 09:42:22

Atividade física ajuda na prevenção de síndromes metabólicas

Estudo realizado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Universidade de São Paulo) com camundongos revelou parte dos mecanismos metabólicos pelos quais a prática de atividade física ajuda a prevenir problemas de saúde causados pela má alimentação, como diabetes e acúmulo de gordura no fígado.

Os animais foram alimentados durante seis semanas com uma dieta que continha chocolate, bolacha de maisena, amendoim e açúcar. Após esse período, os pesquisadores verificaram que os camundongos já desenvolviam um quadro de intolerância à glicose, resistência à insulina e obesidade.

Para verificar se a prática de atividade física era capaz de prevenir esse quadro, os animais foram submetidos a um programa de treinamento de dois meses, que incluía uma hora de exercício físico aeróbio na esteira com intensidade moderada, cinco dias por semana.

Os resultados mostraram que os animais que praticaram atividade física tiveram elevação de peso de 8,7% e não desenvolveram hiperglicemia, intolerância à glicose ou resistência à insulina. Além disso, tiveram um aumento bem mais discreto nos níveis de colesterol.

Fonte: R7


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ouabaína: tratamentos inovadores para Parkinson e Alzheimer

Pesquisadores brasileiros descobriram que o hormônio denominado ouabaína ativa substâncias que apresentam um efeito neuroprotetor no sistema nervoso central.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo inclui duas novas vacinas no calendário infantil

O governo federal anunciou, na tarde desta quarta-feira (18), a introdução de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação infantil. Serão introduzidas, a partir do segundo semestre, a vacina injetável contra a poliomielite (conhecida como Salk)

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos pretendem ir à Justiça contra proibição emagrecedores

"Não podem tirar a autonomia do médico e do paciente. Nós, médicos, sabemos o que é bom para o paciente", disse Homar, diz o vice-presidente do CRM do DF, Dimitri Homar

Deixe seu Comentário:

=