Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/01/2013 às 09:42:22

Atividade física ajuda na prevenção de síndromes metabólicas

Estudo realizado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Universidade de São Paulo) com camundongos revelou parte dos mecanismos metabólicos pelos quais a prática de atividade física ajuda a prevenir problemas de saúde causados pela má alimentação, como diabetes e acúmulo de gordura no fígado.

Os animais foram alimentados durante seis semanas com uma dieta que continha chocolate, bolacha de maisena, amendoim e açúcar. Após esse período, os pesquisadores verificaram que os camundongos já desenvolviam um quadro de intolerância à glicose, resistência à insulina e obesidade.

Para verificar se a prática de atividade física era capaz de prevenir esse quadro, os animais foram submetidos a um programa de treinamento de dois meses, que incluía uma hora de exercício físico aeróbio na esteira com intensidade moderada, cinco dias por semana.

Os resultados mostraram que os animais que praticaram atividade física tiveram elevação de peso de 8,7% e não desenvolveram hiperglicemia, intolerância à glicose ou resistência à insulina. Além disso, tiveram um aumento bem mais discreto nos níveis de colesterol.

Fonte: R7


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Crise faz governo trocar cargos na ANS

Acusado de omitir trabalho para plano de saúde, diretor foi removido da Fiscalização para Gestão; conselho de Ética ainda vai avaliar caso

Saúde Empresarial, por Redação

CCJ aprova contratos de autogestão em saúde sem licitação

Na prática, o texto permite que entidades de saúde complementar criadas exclusivamente para prestar serviços aos órgãos que participam da sua gestão possam também celebrar convênios, sem licitação, com outros órgãos e entidades da administração pública

Saúde Empresarial, por Redação

Paciente poderá registrar quais procedimentos médicos quer no fim da vida

Paciente vai poder registrar no próprio prontuário a quais procedimentos médicos quer ser submetido no fim da vida, como prevê resolução divulgada nesta quinta-feira (30) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que trata dos limites terapêuticos para doentes em fase terminal.

Deixe seu Comentário:

=