Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/11/2011 às 11:02:52

Atividade do comércio desacelera e acumula alta de 9,1% no ano

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 0,3% em outubro na comparação com o mês anterior, após os devidos ajustes sazonais. Apesar da leve alta, o comércio não conseguiu se recuperar da queda em setembro, quando a atividade do comércio caiu 0,4%.

No ano (de janeiro a outubro), o indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio acumula alta 9,1% --abaixo dos valores de setembro (9,4%) e agosto (9,5%).

Na comparação anual (últimos 12 meses), o indicador também mostra desaceleração. Em relação a outubro do ano passado, o crescimento foi de 6,9%, contra 8,2% em setembro e 9,4% em agosto.

Segundo economistas da Serasa Experian, o resultado de outubro reflete os efeitos defasados do aperto monetário que vigorou no país entre dezembro de 2010 e final de agosto deste ano.

Com exceção do segmento de combustíveis e lubrificantes (queda de 1,2%), todos os demais segmentos varejistas que também recuaram em outubro são setores nos quais o crédito é um impulsionador relevante para os negócios.

A alta do varejo em outubro foi sustentada pelos crescimentos de 0,4% no setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, e de 0,7% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.

Nos demais segmentos do varejo, foram verificadas quedas nos movimentos dos consumidores: 1,2% no setor de combustíveis e lubrificantes, 0,5% em veículos, motos e peças, 0,5% nos setor de material de construção e 0,2% no setor de móveis, eletroeletrônicos e informática.

O indicador da Serasa Experian é feito a partir de consultas mensais realizadas com cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|04.11.11


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha em leve alta de 0,41% nesta quarta-feira

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em leve alta nesta quarta-feira. O Ibovespa, principal índice da bolsa, registrou ganhos de 0,41%, aos 56.480.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva inflação e mantém previsão de PIB em 2012

Em meio a um compasso de espera por mais indicadores domésticos e diante de uma melhora do cenário internacional, o mercado manteve suas perspectivas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e para a Selic neste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega negocia desoneração de setores da indústria

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir ao longo de toda esta quinta-feira com quatro setores da indústria (têxtil, aeroespacial, móveis e peças para veículos) para negociar a desoneração da folha de pagamento.

Notícias Gerais, por Redação

Índice que reajusta aluguel sobe 0,65% no mês e 7,46% em 12 meses

O índice de preços mensurado pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, avançou 0,65% no mês de setembro, ante alta de 0,44% em agosto.

Deixe seu Comentário:

=