Publicado por Redação em Dental - 18/11/2011 às 11:56:22

Alagoas debate sobre a implantação de flúor na água potável

Para discutir a importância de flúor na água potável de Alagoas para redução de cárie dental, a segunda edição do Fórum de Fluoretação das Águas de Abastecimento Público do Estado de Alagoas (Fluoral) reúne nomes importantes no cenário estadual e nacional para debater a real situação da Saúde Bucal dos alagoanos. O evento será realizado na segunda-feira (21), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

O Fórum, que prossegue na terça-feira (22), é um evento científico que vai discutir a efetivação do método de fluoretação das águas nos municípios do Estado de Alagoas. Com o objetivo de conscientizar gestores públicos, profissionais afins e todos os setores envolvidos no processo, o encontro visa discutir uma reflexão sobre as políticas e práticas presentes e futuras na qualidade, distribuição geográfica e fluoretação das águas, criando condições de sua implantação e implementação no Estado e contribuindo para a significativa redução do ataque da cárie dental na população alagoana.

Participam do Fórum, Gilberto Pucca, coordenador Nacional de Saúde Bucal; o professor Paulo Capel (USP) e consultor do Ministério da Saúde; o professor Fábio Correia Sampaio (UFPB); o engenheiro Álvaro José Menezes da Costa, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); o professor Marco Manfredini (USP); o professor Jaime Cury (Unicamp); a professora Nilcema Figueiredo (UFPE CECOL); o professor Natanael Barbosa dos Santos (Ufal); e a diretora da Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau/AL, a engenheira ambiental Maria Elisabeth Vieira da Rocha.

Também estarão presentes representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), que vai abordar sobre a experiência de implantação do sistema de fluoretação das águas no Estado de São Paulo; e representante do Ministério Público, que vai explicar sobre os aspectos legais da fluoretação das águas.


O projeto da Fluoretação em Alagoas

O Conselho Regional de Odontologia, em parceria com a Saúde e a Casal, analisa três vertentes para implantação do flúor nas estações de abastecimento de água: os números da cárie dental em Alagoas, a distribuição geográfica da água no Estado e a viabilidade técnica do sistema.

“O flúor na torneira é o maior veículo da saúde oral. É o método mais seguro, prático, econômico e democrático. Sem risco nenhum para a saúde, a fluoretação apenas beneficia a saúde em geral”, explicou Hildeberto Lins, sobre o trabalho de resgate do direito de cidadania, um impositivo legal presente na Lei 6.050/74.

FLUORETAÇÃO – Tecnologia de Saúde Pública recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e por todas as entidades odontológicas e de saúde coletiva do Brasil, a fluoretação é empregada desde 1945 para prevenção da cárie dentária, utilizando a água de abastecimento público como veículo para o flúor.

Considerada uma das dez maiores conquistas da saúde pública, principalmente por seu caráter democrático, abrangendo uniformemente a população (de qualquer nível social e econômico), a fluoretação das águas de abastecimento público é uma das principais medidas empregadas na redução dos índices de cárie em todo mundo (MS, 2006).


A importância do Fluoral para a vigilância da qualidade da água para consumo humano em Alagoas

A Vigilância em Saúde Ambiental pretende, durante o fórum, ampliar a divulgação da necessidade da fluoretação como medida de saúde pública, como um alerta sobre a necessidade de cumprimento pelas concessionárias e permissionárias de abastecimento de água, da legislação federal.

“A adequação dos teores de flúor e a variabilidade de critérios utilizados para aferir a qualidade do componente dificultam a tomada de decisão, segundo bases técnicas do trabalho da vigilância, visto que, no tratamento hídrico, a ausência temporária ou a variação de flúor na água de abastecimento não torna a água imprópria para consumo”, explicou a engenheira ambiental Maria Elisabeth Vieira da Rocha,

Ainda segundo a engenheira, o debate vem em momento oportuno, pois está para ser publicada a revisão da portaria MS 518/2004, referente a procedimentos relativos à vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano. As inscrições para o Fluoral podem ser realizadas no site http://www.croal.org.br/fluoral/

Fonte:http://primeiraedicao.com.br|18.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Restauração: veja a evolução da cera de mel ao laser

Assim como muitos tratamentos odontológicos, as restaurações sofreram muitas mudanças e inovações, melhorando a qualidade de vida dos pacientes

Dental, por Redação

Dental, por Redação

Projeto Viver Sorrindo atende alunos do EJA

O projeto Viver Sorrindo atendeu, na última semana, alunos dos sete núcleos do EJA (Ensino para Jovens e Adultos) na Escola Municipal Dalila Franco Garcia da Silva. Além da avaliação bucal, os estudantes tiveram uma palestra sobre o assunto e receberam orientações dos profissionais.

Dental, por Redação

Aprenda a montar um kit anti-halitose

O mau hálito é um problema que pode ser prevenido. Tendo as ferramentas certas para cuidar da higiene bucal, o hálito fresco é quase sempre garantido.

Dental, por Redação

Contraceptivos injetáveis podem ser prejudiciais para os dentes e gengivas

Contraceptivos injetáveis a base de progesterona podem estar associados com má saúde periodontal, segundo uma pesquisa publicada na edição de fevereiro de 2012 do Journal of Periodontology.

Dental, por Redação

Sai pra lá, gengivite!

O problema afeta uma em cada duas pessoas e seu sintoma clássico é o sangramento das gengivas, durante a escovação ou no momento de usar o fio dental.

Dental, por Redação

Higiene bucal reduz risco de derrame

Embora alguns ignorem a importância do hábito, uma escovação correta pode até salvar uma vida e, não à toa, muitos pais se preocupam com a saúde bucal de seus filhos e procuram ensinar uma escovação correta desde cedo.

Deixe seu Comentário:

=