Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/07/2011 às 13:26:47
Anvisa quer aumentar segurança dos serviços de endoscopia
Uma consulta pública aberta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (01) pretende regulamentar o funcionamento dos serviços de endoscopia no país. A proposta é válida para os procedimentos que utilizam orifícios naturais como via de acesso ao organismo.
A Consulta Pública nº 30/2011, elaborada pela Anvisa em conjunto com representantes das sociedades médicas e de enfermagem, quer garantir a segurança dos pacientes e controlar os riscos envolvidos no procedimento. A proposta reúne regras que estavam dispersas em forma de orientações e normas em vigor.
Além das exigências para infraestrutura física dos serviços, recursos materiais e humanos e segurança ocupacional, a norma traz as regras para os procedimentos de limpeza dos equipamentos. A falta de adesão aos protocolos de limpeza e desinfecção é o principal fator de comprometimento da segurança das endoscopias. Entre as conseqüências da má desinfecção dos aparelhos estão a transmissão de patógenos, diagnósticos incorretos (por introdução de material patológico de um paciente no próximo a ser atendido), disfunção e redução da vida útil dos aparelhos.
A norma prevê ainda a disponibilização gratuita, aos trabalhadores expostos nesses serviços, de programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B, ou outras vacinas eficazes contra agentes biológicos recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 05.07.11
Posts relacionados
Plano de saúde terá de justificar negativa de atendimento por escrito
Entra em vigor hoje a regra que obriga as operadoras de saúde a informar por escrito o motivo de qualquer negativa de atendimento solicitado pelo segurado.
Teste rápido para a tuberculose será oferecido no SUS
O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, na rede pública, um teste rápido para diagnóstico de tuberculose com capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas duas horas.
Não é apenas amiloide: Alzheimer depende de fator que pode ser prevenido
Em 2010, um cientista norte-americano recolheu os resultados das pesquisas mais recentes sobre o Mal de Alzheimer e declarou de forma contundente: "É hora de uma nova teoria sobre a Doença de Alzheimer".
Quase 80% das mulheres com mais de 70 anos tem equilíbrio ruim por causa do sedentarismo
A falta de atividades físicas na terceira idade afeta diretamente nas reações metabólicas, neuromotoras e funcionais, segundo um estudo inédito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Celafiscs


