Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/01/2015 às 11:01:21
Anvisa aprova primeiro remédio via oral contra hepatite C
A hepatite C é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado, que pode ser causada por infecções virais ou através de bactérias, pelo uso de álcool, de medicamentos, drogas ou por doenças hereditárias ou autoimunes.
A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai anunciar nesta semana a aprovação do primeiro medicamento para hepatite C administrado via oral. Até o momento, os pacientes brasileiros contavam apenas com o recurso de tratamentos injetáveis. O Ministério da Saúde deverá incorporar o novo medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS), após a aprovação da Anvisa, responsável pela comercialização de medicamentos para que possa ser distribuído no país.
O medicamento tem maiores porcentuais de cura e menos efeitos colaterais do que os injetáveis. O remédio via oral já é utilizado em outros países e o tempo de tratamento também é menor. O tratamento contra a hepatite C através do medicamento via oral alcança resultado em três meses, enquanto o medicamento injetável tem longo prazo de nove meses.
Pesquisadores testam vacina contra hepatite C em humanos
Em outubro de 2014, o Ministério da Saúde havia informado um pedido de prioridade à Anvisa para analisar três medicamentos via oral no combate á hepatite C: sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir. Apenas um deles deverá ter a aprovação anunciada esta semana. Os demais terão a autorização emitida posteriormente.
O vírus da hepatite C é uma doença que pode ser transmitida por meio da transfusão de sangue, pelo compartilhamento de material para uso de drogas ou de higiene pessoal, como lâminas de barbear e depilar, além de alicates de unha e objetos usados em tatuagens, por exemplo. Segundo estimativas, a doença afeta entre 1,4% e 1,7% dos brasileiros e a maioria acima de 45 anos de idade.
A estimativa do Ministério da Saúde é de que, após aprovados pela Anvisa e incorporados ao SUS, os novos medicamentos beneficiem 60 mil pacientes da rede pública nos próximos dois anos.
Fonte:www.apcd.org.br
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
As escolas particulares da capital terão reajuste da mensalidade acima da inflação em 2014.
Pesquisa feita pela reportagem em dez escolas nas cinco regiões da cidade mostrou que as instituições estão informando aos pais que aplicarão aumentos entre 7% e 11% nas mensalidades de 2014.
Os valores ficarão acima da inflação deste ano. A inflação medida pelo IPCA deve fechar em 5,82% neste ano, segundo economistas consultados pelo Boletim Focus, do Banco Central.
O governo tem defendido que a inflação deste ano ficará abaixo da do ano passado, que foi de 5,84%.
Nos últimos 12 meses --até agosto--, a inflação oficial registrada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em 6,09%.
As escolas só podem aplicar reajustes que sejam justificados pela elevação dos custos, afirma a advogada especialista em direito do consumidor Adélia de Jesus Soares.
"Pela legislação, o objetivo das instituições de ensino não é gerar lucro, por isso, os reajustes devem ser baseados nas despesas", afirma.
A justificativa de aumento deve ser feita por escrito com, pelo menos, 45 dias de antecedência à aplicação. "Mas se os pais considerarem que o valor é abusivo, podem procurar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon."
JUSTIFICATIVA
Uma das explicações para aumentos acima da inflação é o salário dos professores, que em 2013 teve reajuste superior a 8%, explicou o presidente do Sieeesp (sindicato das escolas de SP), Benjamin Ribeiro da Silva. "Mas não acredito em preços abusivos, pois a concorrência é grande. Se subir muito, o pai muda o filho de escola." Silva também atribui o aumento à inflação dos aluguéis.
CONFIRA OS AUMENTOS
Colégio
Bairro
Preço atual (em R$)
Reajuste previsto para 2014 (em %)
Drummond
Ponte Rasa
544
Até 10
Objetivo
Tatuapé
1.354,65
De 8 a 11
Colégio Bandeirantes
Vila Mariana
2.291
Até 10
Colégio Exato
Interlagos
581
9
Colégio das Américas
Perdizes
1.200
7
Colégio Módulo
Lapa
852
8
Colégio Nova Cachoeirinha
Vila Nova Cachoeirinha
426
7
Colégio Vip
Tremembé
639
7,8*
Colégio Equipe
Santa Cecília
1.658
De 7,5 a 10
Colégio Santo Agostinho
Liberdade
1.024,76
Até 10
FONTE: Escolas e reportagem
A pesquisa levou em consideração os valores para o 6º ano do ensino fundamental
*Reajuste definido para o turno da tarde
REMATRÍCULA
Pais que renovarem a matrículas dos filhos em colégios particulares devem ficar atentos a eventuais cobranças abusivas. A principal delas é a rematrícula, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. O pai do aluno só paga a matrícula uma vez, quando o filho entra na instituição.
Nos anos letivos seguintes, devem ser cobradas apenas as mensalidades, explica a advogada Adélia Soares. "Mas a escola pode dividir o valor anual em 13 ou mais parcelas; não é proibido."
Notícias Gerais, por Redação
O fenômeno da longevidade vai exigir respostas incomuns e inovadoras dos mercados e parece claro que o acervo de instrumentos atuais é inadequado para uma explosão de custos e riscos que se avizinha com a conquista de mais anos de vida.
Notícias Gerais, por Redação
As taxas de juros das operações de crédito foram novamente reduzidas em maio de 2012 sendo esta a quarta redução no ano para pessoa física e a quinta redução para pessoa jurídica,
Notícias Gerais, por Redação
O mercado espera aumento da inflação para 2013, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira no boletim Focus, que contém as previsões do setor para os indicadores macroeconômicos brasileiros.
Notícias Gerais, por Redação
A economia espanhola registrará uma contração nos primeiros três meses do ano mais grave que a do quarto trimestre de 2011, quando o Produto Interno Bruto (PIB) retrocedeu 0,3%, afirmou o ministro da Economia, Luis de Guindos, o que levará o país a uma recessão.
Deixe seu Comentário: