Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/03/2015 às 14:31:05

Aneel propõe preço de energia para geração de grande consumidor até 4 vezes teto do PLD

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou nesta terça-feira sua proposta para a remuneração dos grandes consumidores de energia que optarem por ampliar sua geração própria de eletricidade para além do chamado horário de ponta.

Foram fixados valores até quase quatro vezes superiores ao teto do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que baliza o mercado de curto prazo.

Para os que usarem geradores movidos a diesel, a proposta da Aneel prevê pagamento de 1.420,34 reais por megawatt-hora (MWh). Para quem usar gás o preço é menor, de 792,49 reais por MWh, mas mais do que o dobro do teto do PLD, de 388,48 reais por MWh.

Para as demais fontes, valerá o teto do PLD. A proposta da Aneel ficará em audiência pública entre os dias 18 e 27 deste mês.

"Os preços devem tornar as chamadas públicas das distribuidoras (para compra da energia) atrativas", disse o relator do tema na Aneel, diretor José Jurhosa.

O governo quer estimular o aumento da geração de energia por parte de grandes consumidores para ajudar a economizar água nos reservatórios das hidrelétricas.

A eletricidade produzida por esses consumidores será comprada pelas distribuidoras, por meio de chamadas públicas. As distribuidoras, por sua vez, serão ressarcidas com recursos do chamado Encargo de Serviços de Sistema (ESS).

Fonte: BRASÍLIA (Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Velocidade de conexão dos aparelhos móveis deverá quadruplicar até 2015

A velocidade de conexão em dispositivos móveis será quatro vezes mais rápida em 2015 quando comparada a 2011, considerando a migração da tecnologia 3G para a 4G.

Notícias Gerais, por Redação

Juros futuros caem, repercutindo declarações de Mantega e cenário externo

Os principais contratos de juros futuros tiveram queda nesta quinta-feira (14), pelo sexto dia seguido. Os investidores repercutiram as declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega e os indicadores do varejo, além do cenário internacional negativo.

Notícias Gerais, por Redação

Investimento estrangeiro direto no Brasil cresce 256%, aponta BC

O total de investimento estrangeiro direto (na forma de participação de capital) passou de US$ 162,8 bilhões em 2005 para US$ 579,6 bilhões em 2010, crescimento de 256%.

Deixe seu Comentário:

=