Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/11/2013 às 12:01:22

Agricultores geram energia com fezes de animais em parceria com Itaipu

Pequenos agricultores do oeste do Paraná estão gerando energia com dejetos de animais, como porcos e bois. O projeto é patrocinado pela Itaipu Binacional, que administra a usina hidrelétrica na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Conhecido como "gás verde", por ter pouco impacto no ambiente, o biogás é uma alternativa mais barata de energia que pode ser gerada em qualquer parte do país.

Porém, a única experiência de sucesso no Brasil, atualmente, é realizada na cidade de Marechal Cândido Rondon (a 578 km de Curitiba).

Em um condomínio com 33 pequenos produtores rurais, dejetos de porcos e bois são transferidos para biodigestores, para extração do gás metano.

Os biodigestores estão conectados por 22 quilômetros de gasoduto a uma central termelétrica, que abastece com energia as propriedades rurais.

A matéria orgânica residual do biodigestor é transformada em um biofertilizante de alta qualidade, segundo o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Cícero Bley.

A empresa patrocina estudos sobre biogás no Brasil e já investiu R$ 12 milhões nos últimos seis anos.

"Quem tem o biogás descobre um poço de petróleo no quintal de casa. Porém, o Brasil está muito atrasado e ainda joga muita energia fora", disse.

 

Agricultores poderão vender energia

No futuro, toda a energia que for produzida pelos pequenos agricultores do oeste paranaense e não for utilizada poderá ser vendida para a distribuidora de energia do Estado.

"Esse exemplo pode ser replicado em qualquer região do país. Porém, é preciso apoio governamental para o desenvolvimento desse mercado", afirmou Bley.

O biogás é uma fonte de energia renovável permanente, e já possui exemplos de sucesso na Europa. Somente na Alemanha, existem cerca de 6.000 pequenas usinas desse tipo.


Centro apoia agricultores que querem ter o biogás

A iniciativa de Itaipu Binacional para produção de biogás em pequenas propriedades rurais da região oeste do Paraná será replicada no Departamento (Estado) de San Jose, próximo a Montevidéu, no Uruguai.

O Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás–ER) divulga informações sobre esse tipo de energia e dá apoio para agricultores construírem sua própria usina de energia.

Caso você tenha ficado interessado e queira mais informações sobre o biogás, é só entrar em contato pelo telefone (45) 3576-7465 ou no e-mail cibiogas@cibiogas.org.

* (O jornalista Matheus Lombardi viajou à Foz do Iguaçu a convite da Itaipu Binacional)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera com baixa de 1% e dólar comercial tem estabilidade

Bolsa de Valores de São Paulo iniciou esta jornada em baixa.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega: alta do dólar e inflação não preocupam

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi evasivo ao ser questionado se o governo poderia reduzir o compulsório dos bancos ou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como forma de estimular a economia.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil volta a ter criação de empregos em janeiro: 118 mil

O saldo entre demissões e admissões formais no Brasil ficou positivo em 118.895 vagas em janeiro, após saldo negativo de 408 mil em dezembro. No entanto, o resultado de janeiro é 21,8% menor que o verificado no mesmo mês do ano anterior,

Notícias Gerais, por Redação

Governo de Kassab tem aprovação de 22% em SP

gestão de Gilberto Kassab (PSD) é considerada ótima ou boa para 22% dos eleitores, informa reportagem de Paulo Gama, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Deixe seu Comentário:

=