Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/12/2018 às 14:29:39

As vantagens competitivas que as mães têm no trabalho

Sofia Esteves, da Cia. de Talentos, sobre as qualidades que a maternidade adiciona no ambiente profissional.



Após o período de licença-maternidade, a mulher terá que conciliar a atenção ao bebê com a rotina de trabalho. A retomada da carreira profissional não é um momento fácil, por isso ela precisa se tornar mais organizada e prática diante as atividades do dia a dia. Se isso antes era um limitador à ascensão profissional, atualmente a maternidade pode ser uma vantagem competitiva para a profissional e para a empresa, pois com a chegada dos filhos, novas competências são agregadas, inclusive as corporativas.

Nos últimos anos, as empresas tiveram um aumento da força de trabalho feminina e, naturalmente, de mães. E é nesse mesmo momento que elas devem acolher a profissional experiente, se readequar às novas necessidades e aproveitar as novas habilidades adquiridas com essa dupla função.

Segundo estudo da revista científica Behavioral Neuroscience, foi observado que após a maternidade, a especialista se desenvolve, reinventa e traz outros conhecimentos para o seu dia a dia de trabalho, como:

Executa melhor as várias tarefas ao mesmo tempo,
Aumenta de paciência e tolerância,
Melhora a gestão e organização do tempo,
Adquire maior capacidade de delegar,
Desenvolve maior amabilidade e empatia com os colegas de equipe.
Conquista um aumento na capacidade sensorial e a tolerância ao estresse.

A maternidade, de fato, traz muitos aprendizados e também provoca o autoconhecimento – fundamental para o progresso na carreira. Todas essas habilidades, com a chegada de um filho, promovem o amadurecimento quase que instantâneo, além da realização de várias tarefas e funções ao mesmo tempo. O tempo passa a ser precioso e manter o foco é fundamental. E quem não quer contar com um membro na equipe mais engajado, ágil, disciplinado, generoso, cuidadoso e disposto a trabalhar em conjunto? Essas são apenas algumas das competências frequentemente afloradas após o nascimento de um filho.

Por isso, atualmente, o mercado tende a valorizar as empresas que têm um olhar mais humano, se adequam às necessidades dos seus colaboradores, propiciando melhores práticas de trabalho, como por exemplo, horários mais flexíveis, instalações para mamães e bebês, colaborando na conciliação das tarefas de uma mãe profissional.

Desta forma, as mulheres conseguem somar as suas habilidades, empregando sua experiência as atividades puramente profissionais, o que potencializa a sua carreira e, sobretudo, sua felicidade e bem-estar. Cabe às organizações e aos líderes o compromisso de deixar de lado pré-julgamentos e, em vez disso, acreditar e apostar no capital humano – independentemente de gêneros, anseios e contextos pessoais. Ser mãe e ser profissional pode, sim, ser uma união de sucesso.


Fonte: EXAME
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS antecipa metade do 13º salário; total chega a R$ 11 bilhões

Um decreto publicado nesta quarta-feira autoriza o pagamento antecipado de metade do valor do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Notícias Gerais, por Redação

Orçamento: quando economias na realidade só representam mais despesa?

As economias. Consumidores preocupados com seu orçamento ficam atentos a todo tipo de situação que pode gerar uma boa economia. O problema é que, muitas vezes, mesmo que pareça que estamos economizando, na realidade, só estamos acumulando mais despesas.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma recebe credenciais de 20 novos embaixadores no Brasil

A presidente Dilma Rousseff recebeu na manhã desta quinta-feira (23), em cerimônia no Palácio do Itamaraty, as credenciais de 20 novos embaixadores estrangeiros. Na solenidade, que foi aberta apenas para imagem,

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa reduz ganhos, mas ainda opera em alta

Mesmo com a abertura positiva de Wall Street e com a forte valorização das Bolsas europeias, o mercado acionário brasileiro perdeu força, pressionado principalmente por papéis mais atrelados à cena interna, como de construção.

Notícias Gerais, por Redação

Copom eleva projeção de reajuste no preço da gasolina para este ano

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, em sua ata da última reunião, divulgada nesta quinta-feira (27), elevou a projeção de reajuste nos preços da gasolina. Na reunião da última semana, foi estimado um aumento de 6,7% no combustível, considerando a variação acumulada até setembro, ante um acréscimo de 4% estimado na reunião de agosto.

Deixe seu Comentário:

=