Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/05/2011 às 18:01:17

80% dos assalariados não tem nível superior

Mais de 83% dos 40,2 milhões dos assalariados no Brasil não tinham nível superior em 2009. O número representa um total de 33,6 milhões de pessoas sem diploma universitário. Os dados fazem parte do Cadastro Central de Empresas (Cempre), divulgado hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), no Rio de Janeiro.

Considerando apenas os empregos assalariados em empresas, os trabalhadores sem nível superior representavam mais de 90% dos 28,2 milhões de empregados. Esse cenário refletiu uma diferença salarial de 299,2%. Enquanto os assalariados sem nível superior receberam, em média, R$ 1.062,14 (2,3 salários mínimos), aqueles com diploma ganharam R$ 4.239,59 (9,2 salários mínimos).

Essa distância salarial chega a 225% quando se consideram os salários pagos também pelos órgãos da administração pública, entidades sem fins lucrativos e organizações de outras naturezas jurídicas. As disparidades salariais observadas entre pessoas diferentes níveis de escolaridade foram bem superiores às historicamente registradas entre empregados homens e mulheres, que, em 2009, alcançou a média de 24,1%.

A única categoria em que os trabalhadores que tinham concluído um curso universitário foram maioria foi a de atividades financeira, de seguros e serviços relacionados, onde eles representaram 51,5% do total de pessoas nesse ramo. As grandes empresas foram as que mais contrataram pessoas com diploma universitário (57,7%) e a Região Sudeste foi a que registrou a maior participação dos empregados com nível superior (10,8%). O Norte do país teve o menor número de trabalhadores assalariados com diploma (6,1%).

O Cempre reúne informações atualizadas anualmente das pesquisas nas áreas de indústria, construção civil, comércio e serviços do próprio IBGE e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 25.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Maioria dos brasileiros gostaria de ter o próprio negócio, diz Endeavor

Apesar de 78% dos brasileiros desejarem ter o próprio negócio, apenas 19% acreditam que muito provavelmente abrirão uma empresa. Os dados são provenientes de uma pesquisa que a Endeavor Brasil realizou em território nacional.

Notícias Gerais, por Redação

Governo elabora proposta de criação de fundo anticrise com recursos do FGTS

O governo deu aval à elaboração de uma proposta para a criação de um fundo de proteção ao emprego financiado com parte dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Notícias Gerais, por Redação

Comissão do Senado aprova unificação de ICMS para importados

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (11) resolução que unifica a alíquota do ICMS (Imposto Sobre Mercadorias e Serviços) cobrada sobre produtos importados em operações interestaduais.

Notícias Gerais, por Redação

Ministério Público vai investigar médicos do HC de Botucatu (SP)

O Ministério Público Estadual de São Paulo vai instaurar inquérito civil para apurar acusações de que médicos do Hospital das Clínicas de Botucatu (238 km de São Paulo) estariam descumprindo sua carga horária.

Deixe seu Comentário:

=