Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/09/2017 às 14:14:47

6 dicas para tornar seu RH mais estratégico


Apesar da área de Recursos Humanos estar caminhando para um formato em que assume seu papel estratégico, em muitas empresas ela ainda fica presa a um modelo operacional. Assim, pouco participa das decisões do negócio, o que acaba impactando ainda mais seu trabalho.

Mas, é possível mudar esse cenário. Hoje trazemos 6 dicas de como é possível começar essa mudança e garantir o equilíbrio entre o melhor recurso, desempenhando na sua melhor capacidade, com o melhor custo - um RH estratégico de fato.

1. Defina sua estratégia, suas metas e planeje a ação

Não adianta nada querer ser uma área estratégica, se isso não estiver na sua estratégia. Priorize os desafios da área em relação a isso, as barreiras que precisam ser contornadas (certamente haverá muitas!). Estabeleça os objetivos e como vai alcançá-los no curto, médio e longo prazos.

2. Entenda que as métricas são suas aliadas

A linguagem do negócio é baseada em números/métricas. Por isso:

- Entenda seus números antes de qualquer ação; às vezes eles são mais do que o custo absoluto;
- Lembre-se que toda iniciativa deve ter impacto de custo no presente e futuro;
- Calcule o retorno de investimento de cada programa - o mercado disponibiliza muitas maneiras para se fazer isso.

3. Faça uma auditoria interna

Muitos dos processos de RH ainda são feitos manualmente e isso traz ineficiências. Comece por seus controles de benefícios: plano médico, alimentação, seguro saúde.

Estes são os itens que costumam trazer uma surpresa boa e outra ruim, por causa dos erros de cadastro nos fornecedores: a má é que você vai encontrar muitos deles; a boa é que, tendo identificado quais os erros, é possível economizar até 5% do orçamento, em média.

4. Corte ou eficiência?

Sob forte pressão, nossa tendência é cortar custos - é mais rápido. Porém, mais sustentável e econômico, acredite, é buscar a eficiência.

- Avalie o que deve ser priorizado e abandonado;
- Identifique se a carga operacional da área não está onerando funções mais estratégicas, ocupando cadeiras que deveriam estar focadas em outras ações prioritárias de fato.

5. Avalie seus programas

Esta dica está muito ligada à anterior. Para priorizar é preciso revisar o desempenho dos seus programas:

- Os benefícios estão alinhados com o desejo da população x investimento da empresa?
- A Remuneração Variável está dando o recado certo? A empresa está premiando de forma estratégica?
- A avaliação de desempenho está calibrada com o momento atual?

6. Não faça tudo sozinho

Pensar e agir de forma estratégica não significa fazer tudo sozinho, pelo contrário. Imagine um time todo voltado para apurar números em planilhas...

Alie-se a parceiros dentro ou fora da empresa que possam ajudar em cada passo anterior, principalmente nas disciplinas que sua área não domina ou não tem tempo de investir.

Fonte: HuggardCaine


Tags: rh


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP: inflação semanal acelera alta a 0,18% na 2ª prévia de junho

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo, que mede a inflação, subiu 0,18% na segunda semana de junho, ante alta de 0,13% na primeira quadrissemana do mês,

Notícias Gerais, por Redação

Poupança tem segundo melhor resultado para janeiro

A caderneta de poupança registrou saldo líquido (mais depósitos do que saques) de R$ 2,3 bilhões em janeiro deste ano, o segundo melhor resultado para o mês segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC), que têm início em 2003.

Notícias Gerais, por Redação

Governo anuncia redução do imposto de importação para 232 itens

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta terça-feira (13) a redução do Imposto de Importação de 232 itens dos setores de mineração, petróleo, bens de capital e automotivo, entre outros, vinculados a mais de US$ 4,5 bilhões em investimentos, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Notícias Gerais, por Redação

Líder diz que crises não paralisarão Congresso e pede prioridade em pautas

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), negou nesta terça-feira (27) que a crise entre o Planalto e a base aliada e as eleições municipais de outubro vão paralisar os trabalhos no Congresso neste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Clientes enfrentam filas no retorno dos bancários ao trabalho

No primeiro dia de retorno dos bancários ao trabalho, as agências foram submetidas a uma limpeza geral com a retirada de cartazes que informavam sobre a greve. As filas se acumulavam nas agências das mais diversas instituições bancárias. Depois de 21 dias de paralisação, os usuários reclamavam dos serviços e da demora no atendimento.

Deixe seu Comentário:

=