Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/07/2015 às 13:31:08

Zona do Euro fecha acordo sobre nova ajuda à Grécia

Líderes afirmam que acordo é alcançado por unanimidade e que está tudo pronto para um terceiro programa de ajuda. Comissão Europeia assegura que Grécia fica no euro.

Os líderes da Zona do Euro chegaram a um acordo "unânime" sobre um terceiro pacote de resgate e um plano de reformas para a Grécia nesta segunda-feira 13, em Bruxelas, afirmaram vários participantes da reunião de cúpula.

Após cerca de 17 horas de discussão, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou o acordo e uma extensa agenda de compromissos para combater a crise na Grécia. Com isso está "tudo pronto" para um terceiro programa de apoio, por via do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), com "reformas sérias e apoio financeiro", disse.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que, com o acordo, o "Grexit" (saída da Grécia do euro) foi evitado. Ele disse que um compromisso foi alcançado e que não há vencedores nem perdedores. Juncker ainda destacou que um programa de 35 bilhões de euros para estimular o crescimento e gerar empregos faz parte do compromisso.

Segundo o chefe do Eurogrupo (grupo dos ministros das Finanças dos países do euro), Jeroen Dijsselbloem, o Parlamento grego deve aprovar o pacote até esta quarta-feira, além de medidas individuais prioritárias. A aprovação de outros parlamentos nacionais, incluindo o alemão, também será necessária.

Depois, o Eurogrupo, na condição de representante do MEE, iniciará formalmente as negociações para o novo pacote de ajuda. Dijsselbloem disse esperar que isso aconteça até o fim desta semana.

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, declarou que as vantagens se sobrepõem às desvantagens e pediu ao Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) que aprove o plano. Segundo ela, até esta quarta-feira a Grécia terá de implementar medidas prioritárias, incluindo mudanças no imposto sobre valor agregado (VAT) e o sistema de aposentadorias. Merkel afirmou que não haverá perdão da dívida.

Ela disse que os parceiros gregos e europeus ainda enfrentarão um caminho difícil para dar início ao terceiro pacote de resgate à Grécia. "O caminho será longo e, a julgar pelas negociações desta noite, difícil", disse. Ela acrescentou que o pacote engloba entre 82 bilhões e 86 bilhões de euros para os próximos três anos e que mais de 25 bilhões de euros serão utilizados para recapitalização dos bancos gregos.

O presidente francês, François Hollande, destacou que a Grécia continua integrada à Zona do Euro. Ele disse que o parlamento grego deve se reunir em algumas horas para analisar e aprovar as reformas requeridas pelo plano. Para a Zona do Euro, perder a Grécia seria perder "o coração da nossa civilização", afirmou Hollande.

O líder francês disse que, com o acordo, preservou-se a soberania grega. Ele elogiou a "corajosa escolha" do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, de aceitar um entendimento com os seus credores. Hollande acrescentou que a França tem sabido pensar na Europa e não apenas na França e destacou que, "se a Zona do Euro tivesse ouvido apenas uma voz, isso teria resultado na saída da Grécia do euro".

Tsipras afirmou que o seu governo travou uma "batalha dura" durante seis meses e lutou até o final por um acordo que permitirá ao país se recuperar. "Enfrentamos dilemas difíceis. Assumimos a responsabilidade pela decisão para evitar a implementação de objetivos ainda mais extremos dos círculos ultraconservadores da União Europeia", disse Tsipras no fim da cúpula, em Bruxelas. Segundo ele, o compromisso fechado inclui a reestruturação da dívida.

Os detalhes do acordo ainda não são conhecidos. Os mercados europeus reagiram positivamente ao anúncio de Tusk. O índice alemão DAX, o francês CAC e o Britânico FTSE tiveram alta de 0,6% a 1,4%. O índice dos bancos da zona do euro também teve alta de 1,5%.

 

Fonte: Revista Carta Capital


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pela 1ª vez, mercado prevê inflação acima do teto da meta em 2015

Expectativa dos economistas para IPCA do ano que vem subiu para 6,54%. Analistas também baixaram previsão de crescimento deste ano e de 2015.

Notícias Gerais, por Redação

Governos federal e estadual planejam ferroanel em SP

O ministro dos Transportes, Paulo Pereira Passos, e os secretários paulistas Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Saulo de Abreu Castro Filho (Logística e Transportes) anunciaram a realização de estudos para a construção de um ferroanel na Grande São Paulo.

Deixe seu Comentário:

=