Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/04/2013 às 09:26:46

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Neste ano, o período de vacinação ocorre entre 15 a 26 de abril. A meta é vacinar 32 milhões de pessoas

Começa nesta segunda-feira, em todo o Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Neste ano, o período de vacinação ocorre entre 15 a 26 de abril, e a meta do Ministério da Saúde é imunizar 32 milhões de pessoas. Esse número representa 80% de todo o público alvo da ação, que inclui pessoas maiores que 60 anos, indígenas, profissionais de saúde, população carcerária, mulheres até 45 dias depois do parto, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos.
 
Segundo o Ministério, serão distribuídas 42,9 milhões de doses em todo o país. A vacina protege contra três tipos do vírus influenza: o B, o H1N1 e o H3N2. “A vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente”, diz o ministro da Saúde Alexandre Padilha.
 
Para crianças de até dois anos que nunca foram vacinadas, é preciso dar duas doses, com um intervalo de trinta dias entre elas. Além disso, portadores de alguma doença crônica, que terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde — e não apenas nos Centros de Referência —, precisam apresentar uma prescrição médica para que possam ser imunizados.
 
As pessoas que não fazem parte do público-alvo da campanha, mas que desejarem receber a vacina contra a gripe, podem ser imunizadas em clínicas da rede privada. No entanto, segundo informou o Ministério da Saúde, elas devem ficar atentas à data de validade da vacina. Não há, porém, recomendação para que todos os indivíduos sejam imunizados, mas sim apenas aqueles que apresentam maior risco de desenvolver consequências graves da gripe. 
 
Fonte: Veja

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Terapias hormonais contra envelhecimento estão proibidas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou no Diário Oficial da União resolução que proíbe o uso de hormônios com o objetivo de retardar ou prevenir o processo de envelhecimento.

Saúde Empresarial, por Redação

Consumidor terá 0800 para tirar dúvidas sobre planos de saúde

Serviço lançado pela Proteste em parceria com a APM atenderá reclamações de todo o Brasil, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde autoriza repasse de R$ 28 milhões para ampliar oferta de pré-natal

O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 28 milhões para a ampliação da oferta de exames pré-natal e para a aquisição de testes rápidos de gravidez. A estimativa é que mais de 557 mil gestantes sejam beneficiadas e que mais de 535 mil testes sejam realizados.

Saúde Empresarial, por Redação

Babosa e hortelã entram na lista de remédios do SUS

Babosa, hortelã e salgueiro são os novos fitoterápicos a entrar na lista oficial de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), publicada na última quinta-feira (29) pelo Ministério da Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

FDA aprova nova versão de medicamento para diabetes tipo 2

A FDA, agência americana responsável pelo controle de medicamentos e alimentos dos EUA, acaba de aprovar Janumet XR® (sitagliptina e metformina de liberação prolongada) para o tratamento do diabetes tipo 2.

Saúde Empresarial, por Redação

O que é atividade fim na saúde?

Um dos temas mais instigantes e que tem sido motivo de imensas discussões no setor saúde é a definição da atividade fim e qual deve ser o papel do Estado no cumprimento do que está determinado na Constituição Federal, que define a saúde como dever do Estado e direito do cidadão.

Deixe seu Comentário:

=