Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/11/2014 às 12:15:31

Usuários podem recorrer a planos de saúde e à ANS para reclamar de filas

Nem mesmo ligar para laboratórios com três meses de antecedência garantiu uma vaga imediata para que Viviane Batista, 35, grávida, conseguisse fazer a ultrassonografia que precisava.

Do outro lado da linha, a informação se repetia: as próximas datas disponíveis eram apenas em janeiro. "Isso me deixou em pânico. Fiquei com medo de não conseguir fazer no período pedido."

A solução foi recorrer aos órgãos de defesa do consumidor e sites na internet. "Em quatro dias, me deram retorno", comemora.

A medida é uma das recomendações para quem não sabe o que fazer diante da demora para marcar e realizar exames nos laboratórios.

"Se o consumidor está tendo problema com o prestador, tem que reclamar nos órgãos de defesa do consumidor, na ANS e no plano de saúde, porque ele é quem contrata [os laboratórios]", recomenda Maria Inês Dolci, coordenadora da ProTeste.

Para ela, há necessidade de reorganizar o sistema para evitar a demora também na autorização de exames pelos planos, além de construir novas unidades.

"Hoje, a quantidade de usuários é muito maior do que a quantidade de prestadores. A conta não fecha."

Já a ANS diz que as operadoras de planos de saúde têm obrigação de disponibilizar prestadores de serviços -como médicos, hospitais, laboratórios- para garantir o atendimento contratado.

Caso isso não ocorra, diz, o cliente deve reclamar primeiro com a operadora. Se não houver solução, deve recorrer à ANS.

Em nota, a Abramge, entidade que representa planos de saúde, afirma que as operadoras "não possuem interferência na agenda da rede de prestadores credenciada e que as marcações ocorrem de acordo com a disponibilidade do laboratório".

Fonte: Folha


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Santas casas terão apoio financeiro em troca da ampliação do atendimento

Para usar o benefício, o gestor da Santa Casa deve apresentar ao Ministério da Saúde um contrato firmado com o município ou o estado, um programa com a previsão de atendimento adicional e de recuperação financeira das entidades

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde lança campanha de atualização da caderneta de vacinação

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lança, nesta terça-feira (14), a campanha de atualização da caderneta de vacinação para menores de cinco anos. A campanha será realizada em todo o país de 18 a 24 de agosto de 2012.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital da Mulher inaugura serviço para portadoras de NTG

O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, acaba de inaugurar um serviço voltado para pacientes portadoras de neoplasia trofoblastica gestacional NTG.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil começa a produzir remédio contra mal de Parkinson

O Brasil estará produzindo, dentro de cinco anos, toda a quantidade do medicamento pramipexol necessária para o tratamento do mal de Parkinson no país.

Saúde Empresarial, por Redação

Mudanças na saúde exigem melhor formação dos profissionais

Atualmente, o setor está muito mais complexo e a administração hospitalar necessita de profissionais que entendam de logística, governança, sustentabilidade e gestão do conhecimento

Deixe seu Comentário:

=