Publicado por Redação em Dental - 20/04/2012 às 13:47:41

Uso do Fio Dental vs. Revisão sobre Gengivite

Passar ou não o fio dental? Essa pode ser a pergunta que você se faz ao olhar no espelho.
Mesmo que você escove os dentes, existem benefícios em dizer sim ao fio dental, segundo uma revisão científica recente.  A revisão sistemática, que incluiu os resultados de 12 estudos controlados randomizados, concluiu que o uso regular do fio dental reduz os sinais da gengivite – quando associados à escovação regular dos dentes.

A revisão da base de dados Cochrane Library publicada online em dezembro de 2011 examinou a eficácia da escovação isolada e da escovação associada ao uso de fio dental no combate às doenças periodontais e à cárie dentária em participantes do estudo com 16 ou mais anos de idade.

O esforço foi realizado porque os revisores queriam determinar a eficácia do uso regular do fio dental, que é comumente recomendado e anunciado como um auxiliar na limpeza dentária.

“Os pacientes preocupam-se com frequência, e com razão, com o sangramento da gengiva e esta revisão mostra que o uso do fio dental é eficaz na redução da gengivite e da tendência das gengivas ao sangramento”, disse Dr. Trevor Johnson, um dos autores do estudo, ao Journal of the Canadian Dental Association. Dr. Johnson é vice-presidente do comitê da pesquisa no Royal College of Surgeons no Reino Unido.

A Associação Dental Americana possui informações públicas sobre o uso do fio dental, ADA.ORG (em inglês), que incluem uma lista de fios dentais que possuem o selo de aprovação da ADA e atendem os critérios da ADA de segurança e eficácia. Acesse a lista em ADA.ORG Floss

Fonte: www.colgate.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Planos de saúde terão que cobrir mais quatro procedimentos odontológicos

 Com as novas medidas, passam a constar a realização de enxertos periodontais, teste de identificação da acidez da saliva, tunelização e teste de Ph da saliva

Dental, por Redação

Crianças de Florianópolis tem o menor índice de cárie do país

Florianópolis é a Capital do Brasil com o menor índice de cárie aos 12 anos, com uma média de dentes corrompidos, perdidos e restaurados de 0,77%. Significa dizer que cada criança tem menos de um dente cariado nessa faixa etária.

Deixe seu Comentário:

=