Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/10/2011 às 14:56:23

UE considera ajuda de Brasil e emergentes para solucionar crise do euro

A União Europeia voltou a considerar, durante a cúpula de governantes que está sendo realizada em Bruxelas nesta quarta-feira, recorrer à ajuda dos países emergentes para conter a crise da dívida soberana na zona do euro.

Uma das opções estudadas nesta quarta-feira pelos governantes da zona do euro para reforçar o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) é criar um mecanismo especial de investimento, em parceria com o FMI, para atrair investidores estrangeiros privados e públicos.

Dessa maneira, Brasil, China e outras economias emergentes poderiam comprar títulos públicos dos países europeus com problemas, tanto nos mercados primários como secundários.

O FEEF ofereceria garantias contra uma parte das perdas no caso de quebra do país em questão.

A ideia poderá ser aprovada pelos governantes da zona do euro durante uma cúpula de emergência que celebram nesta quarta-feira em Bruxelas.

Esta é quarta reunião de alto nível organizada pela UE em menos de uma semana na tentativa de solucionar a crise e evitar que contagie a Itália, a terceira maior economia europeia.

VANTAGENS

Não está claro o que se ofereceria como vantagens aos novos investidores.

Um funcionário europeu explicou à BBC Brasil que ao contribuir com o fundo de resgate europeu, o Brasil teria um forte argumento para exigir um papel mais importante para os países emergentes no FMI.

No entanto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já afirmou que o país não tem interesse em comprar títulos europeus.

Por outro lado, a China teria se mostrado a favor de contribuir, com a condição de ser reconhecida como economia de mercado.

O assunto deverá fazer parte da agenda de uma viagem que o diretor do FEEF, Klaus Regling, realizará ao país na sexta-feira.

Fonte: www.folha.com.br | 26.10.11
 


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pela primeira vez, novos casos de aids têm queda, afirma ONU

Novas infecções diminuíram 33% entre 2001 e 2012; ação de combate global se inspirou no Brasil

Notícias Gerais, por Redação

Mercado de trabalho para executivos volta a crescer em agosto

O mercado de trabalho para executivos, em São Paulo, voltou a crescer em abril. Segundo dados da Pesquisa Impex, realizada pela Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos, no quarto mês do ano houve um crescimento de 13,3%, na comparação com março.

Notícias Gerais, por Redação

G20 lançará plano para fortalecer compromissos de ajuda ao FMI

Os ministros de Finanças do G20 estão preparando propostas para fortalecer os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), que serão incorporados em um plano de ação a ser aprovado durante a próxima reunião do grupo no México, informou uma representante mexicana do G20.

Notícias Gerais, por Redação

Contas do governo têm superavit de R$ 20 bilhões em janeiro

A economia do governo central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) para pagar os juros da dívida pública cresceu 46,5% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor recua 3,4% em setembro, aponta FGV

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) recuou 3,4% em setembro ante agosto, para 114,7 pontos, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas divulgada nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia recuam em meio à piora da crise de dívida

Os mercados de ações asiáticos recuaram nesta segunda-feira, após um encontro entre formuladores de política monetária na Europa não ter produzido novas ideias para resolver a crise de dívida do continente.

Deixe seu Comentário:

=