Publicado por Redação em Gestão do RH - 31/01/2024 às 11:28:04

Trabalhadores remotos são esquecidos em promoções e aumentos: veja como ser notado



Os trabalhadores remotos nos Estados Unidos estão recebendo menos promoções e aumentos em comparação com os seus colegas que trabalham no escritório, o que também acontece por aqui. Pessoas que trabalhavam de casa foram promovidas 31% menos no ano passado do que profissionais em regime presencial, de acordo com uma análise da Live Data Technologies, empresa de software e gerenciamento de dados.

A pesquisa também constatou que profissionais remotos têm menos probabilidade de receber orientação, especialmente mulheres. Quase 90% dos CEOs relataram que são mais propensos a priorizar os funcionários que estão no escritório para projetos, aumentos ou promoções.

Um estudo de 2021 da associação de recursos humanos Society for Human Resource Management descobriu que os gestores tinham “percepções negativas” da tendência de trabalhar em casa.  

Quase 70% disseram que os trabalhadores remotos eram “mais facilmente substituíveis do que os profissionais em regime presencial”. Cerca de 62% acreditam que o trabalho totalmente remoto é prejudicial aos objetivos de carreira dos colaboradores e 72% afirmaram que prefeririam que os seus colaboradores trabalhassem no escritório. Além disso, 42% dos supervisores disseram que por vezes se esqueciam dos trabalhadores remotos ao atribuir tarefas.

“Há um viés de proximidade”, disse Nicholas Bloom, economista da Universidade de Stanford e especialista em questões de trabalho, ao “Wall Street Journal”. “Eu chamo isso de discriminação.”


Por que isso acontece

Os trabalhadores remotos muitas vezes sentem falta de visibilidade e conexão, o que pode afetar as suas chances de receber promoções. O ditado “quem não é visto, não é lembrado” acaba sendo real.

Receber menos orientação e feedback, em comparação com os seus colegas presenciais, pode prejudicar o desenvolvimento profissional desses trabalhadores e impactar a sua capacidade de demonstrar as suas competências e contribuições, que são importantes para promoções.


Como se destacar

Ao implementar as estratégias a seguir, os trabalhadores remotos podem demonstrar o seu valor para a empresa, contribuir para a cultura organizacional e alinhar os seus esforços com os objetivos e valores da companhia.

  • Estabeleça uma comunicação consistente e compartilhe informações, como o status dos seus projetos e atribuições, para demonstrar produtividade.
  • Mantenha-se na mente dos colegas e chefes, se comunicando para garantir visibilidade e evitar ficar fora da vista. Você pode conseguir isso agendando reuniões individuais com seu líder.
  • Incorporar e defender ativamente os valores da empresa, mesmo em ambiente remoto, para demonstrar alinhamento com a cultura da organização.
  • Domine a arte de “gerenciar” criando valor para seu chefe e sua empresa. Isso implica antecipar as necessidades do seu gestor, mesmo em um ambiente remoto.

*Jack Kelly é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é CEO, fundador e recrutador executivo da WeCruitr, uma startup de recrutamento e consultoria de carreira.


Fonte: Forbes (Jack Kelly)

 


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Gestão do RH, por Redação

Quer ser um bom chefe? Veja 5 tendências para a liderança em 2024

Praticar a empatia digital, desenvolver a arte da presença (mesmo quando você não estiver) e tomar decisões baseadas em dados: como atualizar seu estilo de liderar.

Gestão do RH, por Redação

Por que tantos programas de diversidade estão falhando e como melhorar

Pesquisa que ouviu 2 mil funcionários revela que 62%, dos trabalhadores avaliam que os programas de diversidade, equidade e inclusão não têm sido eficazes.

Deixe seu Comentário:

=