Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/06/2013 às 16:55:09

Ter autocontrole torna uma pessoa mais feliz, diz estudo

De acordo com a pesquisa, quem tem mais autocontrole e disciplina evita situações que possam ser conflitantes e, portanto, provocar emoções negativas
 
Pessoas disciplinadas e que exercem o autocontrole, ao contrário do que possa parecer algumas vezes, são mais felizes. É o que diz uma pesquisa americana publicada na edição deste mês do periódico Journal of Personality. Segundo os autores do estudo, isso ocorre pois esses indivíduos tendem a evitar situações tentadoras e conseguem lidar melhor com objetivos conflitantes. Por exemplo, diante de um doce, eles conseguem ponderar a melhor opção entre o prazer de comer o alimento e o ganho de peso que vem junto.
 
Os pesquisadores realizaram esse trabalho com o objetivo de avaliar se, como muitos acreditam, uma personalidade disciplinada faz com que uma pessoa se sinta menos feliz. A pesquisa, desenvolvida na Universidade de Chicago, Estados Unidos, avaliou o desempenho de 414 adultos em uma série de testes de autocontrole. Os participantes também foram questionados sobre o quão satisfeitos estavam com suas vidas e foram orientados a descrever seu estado de humor a cada dia por meio de um aplicativo de smartphone.
 
A pesquisa foi feita em três etapas. Participaram da primeira fase 414 adultos com uma média de 35 anos de idade; da segunda fase, 208 adultos com 25 anos de idade, em média; e da terceira fase, 234 pessoas de 34,5 anos, em média. 
 
Ao final do estudo, os pesquisadores encontraram uma forte relação entre indivíduos que apresentaram mais autocontrole nos testes e uma maior satisfação com a própria vida. Além disso, pessoas mais disciplinadas relataram mais episódios de bom humor, e menos de mau humor.
 
De acordo com os autores, porém, isso não parece estar ligado ao fato de esses indivíduos serem mais capazes de resistir a tentações, mas sim ao fato de que eles se expõem a menos situações tentadoras. E, quando o fazem, sabem lidar melhor com elas.
 
“Pessoas que têm um bom autocontrole fazem uma série de coisas que as tornam mais felizes. Uma delas é evitar desejos problemáticos e conflitos”, disse Kathleen Vohs, umas das autoras do estudo, ao site da revista Time. Segundo ela, isso acaba resultando em menos emoções negativas. "Uma interpretação dessas conclusões é que as pessoas usam o autocontrole para configurar as suas vidas de modo a evitar problemas”, escrevem os autores.
 
Fonte: Veja

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital de Salvador qualifica emergência em parceria com Sírio-Libanês

Para qualificar a assistência no Hospital Roberto Santos (HGRS), em Salvador (BA), a adoção de protocolos orientadores da conduta na assistência aos pacientes foi tema, nesta quinta-feira (2), do seminário " Protocolos Assistenciais do Hospital Geral Roberto Santos" .

Saúde Empresarial, por Redação

Senado aprova cobertura de quimioterapia oral por Planos

O Senado deu nesta quarta-feira (16) o primeiro passo para que pessoas com câncer possam fazer, em casa, o tratamento quimioterápico via oral com a cobertura dos planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Plano de saúde: Proteste quer pesquisa de satisfação do usuário em 2012

A Proteste - Associação de Consumidores enviou contribuições à Consulta Pública 46 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que trata da revisão dos indicadores componentes do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), do Programa de Qualificação de Operadoras.

Deixe seu Comentário:

=