Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/09/2011 às 15:42:07

Tecnologia Watson, da IBM, será usada em tratamentos médicos

A WellPoint, uma das maiores seguradoras de saúde dos Estados Unidos, e a IBM fizeram um acordo para usar comercialmente a tecnologia Watson, que pode ajudar médicos a identificar as melhores opções de tratamento.

O novo sistema em desenvolvimento terá a habilidade de checar grandes quantidades de literatura médica e chegar às melhores soluções de tratamento, disseram as empresas, em um anúncio.

A WellPoint, que tem 34,2 milhões de membros, integrará a grande base de dados e a alta velocidade do Watson às informações existentes de seus pacientes, o que pode ajudar na escolha de opções de tratamento e medicamentos.

O programa, a primeira aplicação comercial do Watson, combinará dados de três fontes: cadastro eletrônico e tabela dos pacientes de um médico ou hospital, histórico do plano de saúde de medicamentos e tratamentos e a imensa biblioteca de livros e periódicos médicos do Watson.

A IBM diz que o computador pode examinar tudo isso e responder uma questão em pouco tempo, oferecendo vários diagnósticos e tratamentos possíveis, classificados em ordem de convicção do computador e com as bases das respostas.

A WellPoint espera empregar o Watson no começo do ano que vem e deve trabalhar com alguns grupos de médicos em pilotos clínicos.

Nenhuma das partes envolvidas revelaram os valores do acordo. Manoj Saxena, gerente-geral de uma divisão da IBM, disse que essa é a primeira vez que o Watson dá dinheiro para a empresa --o US$ 1 milhão que ele ganhou no programa de TV "Jeopardy!", em que derrotou competidores humanos, foi usado para caridade.

O nome da tecnologia é uma homenagem ao fundador da empresa, Thomas J. Watson.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 12.09.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde vai dobrar atendimento a idosos em centro de referência na capital

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, localizado na zona leste da capital paulista, vai dobrar sua capacidade de atendimento médico, de convivência e lazer para a população com 60 anos ou mais.

Saúde Empresarial, por Redação

4 dicas para aprimorar relação paciente, médico, hospital e fornecedores

As normatizações serão implantadas de modo eficiente? As operadoras estão preparadas para se adequar? Em artigo, especialista levanta a questão e apresenta direcionamento

Deixe seu Comentário:

=