Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/01/2012 às 17:18:12

Taxa de inadimplência no Brasil foi de 5,5% no ano, diz BC

A taxa de inadimplência geral (para pessoa física e pessoa jurídica) ficou em 5,5% no mês passado, ante a 5,6% em novembro, segundo divulgação do Banco Central nesta sexta-feira (27). No ano, a taxa registrada foi de 5,5%, ante 4,5% em 2010.

Para a pessoa física, a taxa de inadimplência ficou estável em 7,3%, enquanto para a pessoa jurídica caiu 0,1 ponto percentual, para 3,9%.

De acordo com a análise do BC, o comportamento do crédito às famílias em dezembro foi condicionado pela disponibilidade adicional de recursos possibilitada pelo recebimento do décimo terceiro salário.

"Em consequência, os saldos de crédito rotativo, cheque especial e cartão de crédito, recuaram 9,9% e 2,1% no mês, enquanto o do crédito pessoal permaneceu constante", detalha relatório do banco.

Os financiamentos para aquisição de veículos cresceram 1,4% em dezembro, favorecidos pela reversão parcial, em novembro, das medidas macroprudenciais implementadas em 2010.

No ano, porém, o incremento de 23,2% no saldo desses financiamentos representou significativo arrefecimento, ante o crescimento de 49,1%, verificado em 2010.

BANCOS

Os bancos públicos foram responsáveis por 43,5% do crédito total no ano (alta de 1,7 ponto percentual na relação com 2010). A alta foi impulsionada, particularmente, pela expansão do crédito habitacional.

As instituições privadas nacionais e estrangeiras registraram recuo de 1,6 ponto percentual e 0,1 ponto percentual. Elas foram responsáveis por 39,2% e 17,3%, respectivamente, do crédito no país.

Fonte:www.folha.uol.com.br|26.01.12


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Notícias Gerais, Revista, por Redação

De Rh para Rh | Gestão Global

Quando falamos em gestão de benefícios, logo pensamos em um plano que atenda com qualidade, não apenas os colaboradores, mas a empresa em todos os seus propósitos.

Notícias Gerais, por Redação

IPCA desacelera em março, e aponta taxa de 0,21%, segundo IBGE

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março apresentou variação de 0,21%, abaixo da taxa de 0,45% registrada no mês de fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Brics avaliam criar banco conjunto e aproximar bolsas de valores

O grupo Brics (que reúne as potências emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) deve lançar nesta semana a proposta de um banco conjunto de desenvolvimento, e medidas para aproximar suas bolsas de valores.

Notícias Gerais, por Redação

Receita Federal prevê alta de 5% na arrecadação em 2012

Mesmo depois de bater recorde de arrecadação em janeiro, a Receita Federal fez uma estimativa cautelosa sobre o crescimento de impostos e tributos coletados em 2012, com aumento real esperado de 4,5% a 5%.

Notícias Gerais, por Redação

Nelson Barbosa diz que Brasil crescerá pelo menos 4% em 2012

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, classificou de "pessimistas" as estimativas de crescimento para o Brasil ao redor de 3,5% no ano que vem.

Deixe seu Comentário:

=