Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/01/2012 às 17:18:12

Taxa de inadimplência no Brasil foi de 5,5% no ano, diz BC

A taxa de inadimplência geral (para pessoa física e pessoa jurídica) ficou em 5,5% no mês passado, ante a 5,6% em novembro, segundo divulgação do Banco Central nesta sexta-feira (27). No ano, a taxa registrada foi de 5,5%, ante 4,5% em 2010.

Para a pessoa física, a taxa de inadimplência ficou estável em 7,3%, enquanto para a pessoa jurídica caiu 0,1 ponto percentual, para 3,9%.

De acordo com a análise do BC, o comportamento do crédito às famílias em dezembro foi condicionado pela disponibilidade adicional de recursos possibilitada pelo recebimento do décimo terceiro salário.

"Em consequência, os saldos de crédito rotativo, cheque especial e cartão de crédito, recuaram 9,9% e 2,1% no mês, enquanto o do crédito pessoal permaneceu constante", detalha relatório do banco.

Os financiamentos para aquisição de veículos cresceram 1,4% em dezembro, favorecidos pela reversão parcial, em novembro, das medidas macroprudenciais implementadas em 2010.

No ano, porém, o incremento de 23,2% no saldo desses financiamentos representou significativo arrefecimento, ante o crescimento de 49,1%, verificado em 2010.

BANCOS

Os bancos públicos foram responsáveis por 43,5% do crédito total no ano (alta de 1,7 ponto percentual na relação com 2010). A alta foi impulsionada, particularmente, pela expansão do crédito habitacional.

As instituições privadas nacionais e estrangeiras registraram recuo de 1,6 ponto percentual e 0,1 ponto percentual. Elas foram responsáveis por 39,2% e 17,3%, respectivamente, do crédito no país.

Fonte:www.folha.uol.com.br|26.01.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Falhas e disputa com CRMs atrasam em 1 semana início de médicos do exterior

Governo anuncia que dará semana de 'acolhimento' nas capitais para profissionais formados em outro país, mas estratégia é ganhar tempo para resolver resistências ao programa, sobretudo na concessão de registros provisórios por conselhos

Notícias Gerais, por Redação

Por importações, superávit comercial cai na 1ª semana de julho

A aceleração nas compras do exterior neutralizou o crescimento das exportações e fez o superávit da balança comercial - diferença entre exportações e importações - cair na primeira semana de julho.

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer agilidade para votar participação do Brasil no FM

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta quinta-feira que a base governista pretende colocar em votação em breve, possivelmente na próxima semana,

Notícias Gerais, por Redação

Setor público tem superavit de R$ 8 bilhões em setembro

A economia do setor público antes do pagamento de juros da dívida registrou superavit primário de R$ 8,096 bilhões em setembro, informou o Banco Central nesta segunda-feira (31).

Deixe seu Comentário:

=