Publicado por Redação em Vida em Grupo - 07/02/2013 às 09:26:10

Susep cria sistema de solvência mais sólido para mercados

Mexidas incluem novos critérios de apuração dos capitais de riscos para previdência, vida e capitalização

Um conjunto de resoluções, propostas pela Susep (Superintendência de Seguro Privados) e aprovadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) no fim de janeiro, modifica a regulação dos requerimentos de capital do mercado supervisionado pela autarquia – seguros, resseguros, capitalização e previdência complementar aberta.

Segundo nota da Susep, "trata-se de um arcabouço de normas que contribuirão para o estabelecimento de um sistema de solvência mais robusto, trazendo mais segurança para os consumidores e colocando o Brasil em linha com as melhores práticas internacionais de supervisão baseada em risco".

Entre as inovações, o estabelecimento dos critérios de apuração dos capitais de risco de subscrição, para as operações de vida e previdência e de títulos de capitalização, e do risco operacional, além da obrigatoriedade de apuração do risco de mercado até 2014. Adicionalmente, houve modificação na forma de cálculo do capital mínimo requerido, que passa a ser o maior valor entre o capital base e o capital de risco. A autarquia também passou a admitir que as empresas submetam critérios próprios de cálculo do capital para prévia autorização pela Susep.

Fonte: cqcs


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Susep estabelece novas regras para consultas

A Susep estabeleceu novas regras para o fluxo e os procedimentos internos quanto ao atendimento às consultas do público. Segundo a Instrução 64/13 da autarquia, a partir de agora, as consultas recepcionadas pela Divisão de Atendimento ao Público (Diate)

Vida em Grupo, por Redação

A participação do setor de seguros no PIB está próximo a 5,7%.

A participação do setor de seguros no PIB está próximo a 5,7% e, conforme o superintendente da área de regulação da CNseg, Alexandre Leal, o setor ganha um ponto percentual por ano desde 2007.

Vida em Grupo, por Redação

Grupo BB MAPFRE prevê crescimento maior de 30% nos seguros de vida para a mulher

O contínuo avanço das mulheres no mercado de trabalho também está aquecendo o mercado segurador. Atento a essa movimentação do setor, o Grupo Segurador BANCO DO BRASIL e MAPFRE, que atua desde 2003 com o Seguro Vida Mulher,

Deixe seu Comentário:

=