Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/02/2013 às 16:21:02

Supremo estende benefício do aviso prévio proporcional

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira, 7, que também têm direito ao aviso prévio proporcional de até 90 dias os empregados demitidos antes da Lei 12.506/11, que regulamentou o benefício. A decisão se aplica a quem entrou com ação (mandado de injunção) no STF requerendo esse direito.

A decisão acaba com uma dúvida existente desde junho de 2011, quando a Corte julgou ações que questionavam a demora do Legislativo em regulamentar o benefício estabelecido pela Constituição de 1988. Na ocasião, os ministros reconheceram a omissão do Congresso, mas não fixaram os parâmetros para definir até quantos dias de aviso prévio os trabalhadores poderiam ter direito.

Meses depois, em outubro de 2011, foi aprovada a lei que estabelece o aviso prévio de até 90 dias. Como a lei não tinha efeito retroativo, quem acionou o STF antes da norma ainda não tinha recebido o aviso prévio proporcional, apesar de ter provocado a discussão que pressionou o Legislativo a aprovar a lei.

"Essas pessoas que entraram com mandado (de injunção) e deflagraram o processo estavam no limbo. Então eu trouxe para decidir", disse o relator, ministro Gilmar Mendes.

Os ministros também resolveram que as ações semelhantes protocoladas no STF serão decididas da mesma forma pelos relatores. Não há informação sobre a quantidade de mandados de injunção.

Indagado se o julgamento poderá servir de precedente para que trabalhadores demitidos antes da lei entrem na Justiça requerendo o aviso prévio proporcional, Gilmar Mendes respondeu: "Essa lei está em vigor desde 2011. Estamos em 2013. Quase dois anos. A prescrição trabalhista é em dois anos. Se tiver resíduo, é pequeno".

Fonte: economia.estadao.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Revisão de benefícios e pensões do INSS será pago em parcelas

Por decisão do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem 15 dias para apresentar à justiça uma proposta de pagamento parcelado da revisão das pensões e benefícios do INSS.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma sanciona lei que cria nova aposentadoria para servidores

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) para os servidores públicos da União. A norma está na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para cartões com final 3 e 8

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá pagar nesta segunda-feira o benefício para os segurados que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 8, desconsiderando o dígito.

Notícias Gerais, por Redação

Falta de hábito em poupar explica captação menor da poupança

A falta de hábito do brasileiro em poupar parte dos seus ganhos, mesmo com o crescente aumento na renda verificado no País nos últimos anos, ajuda a explicar o resultado da captação em caderneta de poupança divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Corretoras mostram pessimismo e sugerem ações desvalorizadas

"Cenário tenebroso", "estragos" e "perdas generalizadas" são expressões constantes dos relatórios distribuídos pelas corretoras de valores com suas perspectivas para o mês de outubro.

Deixe seu Comentário:

=