Publicado por Redação em Dental - 08/12/2014 às 11:18:38

Substância da halitose pode se transformar em células hepáticas

Estudo japonês afirma que a halitose é capaz de salvar vidas. A Nippon Dental University, em Tóquio, realizou uma pesquisa e descobriu que o mau hálito pode trazer benefícios à área da medicina. O experimento foi realizado com as células-tronco de dentes retirados em procedimentos rotineiros. O processo de extração funciona a partir dos microimãs aplicados em anticorpos, que se conectam às células alvo.

O sulfeto de hidrogêneo (H2S), gás que provoca o cheiro ruim na boca, diferencia as células-tronco em hepáticas possibilitando novas curas para doenças e tratamentos como cirrose e lesões no fígado.

Para realização do estudo, as células-tronco foram separadas em duas partes: a primeira parte com o H2S, e a segunda parte sem a célula. Boa parte do material misturado ao gás se diferenciou em céulas hepáticas. O Cirurgião-Dentista e pesquisador do estudo, Ken Yaegaki, afirma que “se conseguíssemos diferenciar as células hepáticas poderemos produzir qualquer tecido a partir da polpa dos dentes”, diz.

O método de pesquisa dos japoneses revolucionou de forma relevante, sendo o primeiro resultado crescente de célula hepática para transplante, segundo Ken Yaegaki.

Fonte: www.apcd.org.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde Oral - Síndrome da boca seca pode resultar na perda dos dentes quando não tratada

Tanto para digerir os alimentos, como para limpar a boca e controlar a população de bactérias, evitando infecções.

Dental, por Redação

APCD promove exame de diagnóstico de câncer bucal gratuito

A Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas oferece gratuitamente exames de câncer bucal até o dia 26 de junho. As pessoas que tiverem o diagnóstico confirmado serão encaminhadas para tratamento no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC). 

Dental, por Redação

Ministério vai avaliar atendimento odontológico no SUS

A partir deste ano, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) também passam a fazer parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ).

Dental, por Redação

Mau hálito atinge 50% da população

 A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta .

Dental, por Redação

Saúde reforça atendimento odontológico aos indígenas

A entrega de uma Unidade Odontológica Móvel beneficiará 15 mil indígenas que moram nas aldeias da Paraíba. O veículo realizará até 350 atendimentos por mês

Dental, por Redação

Entregues 130 kits de saúde bucal e crianças são orientadas em Sorriso

Mais de 130 kits com escova e creme dental foram distribuídos para as crianças do Bairro União, durante a segunda edição do Sorriso em Movimento, no último sábado, na escola Geni Forgiarini.

Deixe seu Comentário:

=