Publicado por Redação em Previdência Corporate - 26/11/2013 às 15:07:50

STJ muda data inicial para concessão de previdência privada aos 55

Por cinco votos a três, ao analisar recurso da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), a 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mudou seu entendimento sobre a data inicial para o enquadramento à idade mínima de 55 anos para a concessão de aposentadoria complementar.

A Seção decidiu que o enquadramento no limite de idade se dá a partir de 24 de janeiro de 1978 – data da publicação do Decreto nº 81.240, do mesmo ano, que definiu as regras de custeio dos planos de previdência privada e autorizou mudanças nos regulamentos da entidade. Antes, valia a data de averbação da alteração do estatuto da entidade no registro civil das pessoas jurídicas, realizada em 28 de novembro de 1979.

No caso julgado, o STJ havia reconhecido o direito de três participantes que aderiram ao plano de benefícios da Petros em 1º de agosto de 1978, 2 de janeiro de 1979 e 7 de março de 1979. O voto da ministra Isabel Gallotti divergiu do entendimento da relatora, ministra Nancy Andrighi.

No recurso (embargos de declaração), a Petros sustentou a existência de omissões e contradições no acórdão da Corte.

Segundo a ministra Isabel Gallotti, o decreto entrou em vigor na data de sua publicação, ou seja, no dia 24 de janeiro de 1978, conforme consta expressamente de seu artigo 42: "Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário".

Para a ministra, a partir dessa data, as entidades fechadas de previdência privada passaram a ser obrigadas a cumprir todas as regras contidas no decreto, como por exemplo o artigo que menciona expressamente o limite etário para a aposentadoria, o que norteia o cálculo das contribuições a serem vertidas para o custeio do benefício dos que ingressaram no plano a partir de janeiro de 1978.

No entendimento da ministra Isabel Gallotti, a tese dos autores da ação – de que apenas os filiados em data posterior à averbação do novo estatuto da entidade no registro civil das pessoas jurídicas seriam atingidos pelas regras do Decreto 81.240 – postergaria a eficácia da regra.

Fonte: Valor


Seguro Auto

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Regras do IR 2013 saem hoje. Fuja dos erros mais comuns

As alterações nos procedimentos de preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2013 serão publicadas hoje pela Receita Federal.

Previdência Corporate, por Redação

Abertura de congresso sobre previdência destacou troca de conhecimento e planejamento

Cerca de 250 participantes estiveram presentes na abertura oficial do I Congresso Nacional dos Tribunais de Contas e Institutos de Previdência: Orientação, Acompanhamento e Fiscalização

Deixe seu Comentário:

=