Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/07/2011 às 16:58:20
SP amplia identificação de meningite com exame em tempo real
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo conseguiu ampliar, nos últimos quatro anos, a identificação dos tipos de bactérias causadoras de meningites na população paulista a partir de amostras encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, órgão da pasta. A maior precisão no diagnóstico ocorreu em razão da adoção do método PCR em tempo real, que permite detectar a doença em até três horas, contra um mínimo de 48 horas pelo método tradicional.
Em 2007, um ano antes da implantação do método no Instituto Adolfo Lutz, 43% dos casos de meningite bacteriana notificados no Estado e avaliados pelo laboratório paulista foram classificados como de origem “não determinada”. Já em 2010 esse índice caiu para 23%, e no primeiro semestre deste ano, para 13,6%.
Em números absolutos, 1.246 de 3.309 casos de meningite bacteriana analisados pelo Lutz em 2007 foram classificados como “não determinada”. Em 2010 os casos não determinados foram 732 de um total de 3.129. E, no primeiro semestre deste ano, 126 de 923 casos.
No mesmo período houve crescimento de 22% no total de amostras que tiveram o tipo de bactéria determinada nas análises realizadas pelo Lutz.
De acordo com o pesquisador do Instituto Adolfo Lutz, Claudio Sacchi, pelo método tradicional era impossível o cultivo em laboratório para determinar o tipo de bactéria, porque muitas vezes elas já estavam mortas. E a possibilidade de falsos negativos era maior.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 12.07.11
Posts relacionados
Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira
Começa nesta segunda-feira, em todo o Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Neste ano, o período de vacinação ocorre entre 15 a 26 de abril, e a meta do Ministério da Saúde é imunizar 32 milhões de pessoas.
Descoberto mecanismo que leva à progressão do câncer
Alterações celulares que se acreditava acontecessem apenas em estágios avançados de câncer, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em estágios iniciais do câncer de pulmão, de uma forma incontrolável.
Brasil gasta R$ 21 bilhões para tratar doenças relacionadas ao tabaco
O Brasil gastou no ano passado R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro. A constatação é do estudo inédito financiado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT),
Remédio contra asma será distribuído de graça
A partir de 4 de junho, o governo brasileiro passará a distribuir gratuitamente medicamentos para asma nas farmácias populares. A distribuição faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado nesta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff
HC e empresas privadas fecham parceria para área de ortopedia
Acordo prevê a implantação de dois laboratórios para o desenvolvimento de produtos de terapia celular e aplicações na ortopedia


