Publicado por Redação em Vida em Grupo - 11/04/2012 às 15:36:26

Sistemas de microsseguro beneficiam quase 500 milhões de pessoas no mundo, revela OIT

Os sistemas de microsseguro tiveram um aumento considerável durante os últimos cinco anos e na atualidade beneficiam cerca de 500 milhões de pessoas no mundo, segundo o Fundo para a inovação em microsseguro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Munich Re Fundation. O microsseguro tem o objetivo de proteger as pessoas pobres contra riscos – como acidentes, doenças, mortes na família, desastres naturais e perda de bens – mediante o pagamento de prêmios de seguro adaptado às suas preferências e capacidade de pagamento.

O volume do II do guia “Protegendo os pobres. Um compêndio sobre microsseguros”, que acaba de ser publicado pelas duas organizações, assinala que o número de pessoas cobertas pelo microsseguro aumentou de 78 milhões em 2007 para 135 milhões em 2009 e atualmente está perto de 500 milhões.

“Desde 2008, têm surgido numerosas inovações para superar o desafio de oferecer serviços de seguros de melhor qualidade a uma maior quantidade de pessoas de baixa renda”, afirmou Craig Churchill, Chefe da equipe do Fundo para inovação em microsseguro da OIT e Presidente da Microinsurance Network, uma plataforma mundial que reúne múltiplos atores para promover o desenvolvimento e a distribuição de serviços de seguro adequados às pessoas de baixa renda.

“A partir de agora, os esforços deveriam concentrar-se em incrementar a eficácia dos produtos de seguro de maneira que estes possam reduzir a vulnerabilidade das pessoas. O compêndio chega no momento oportuno para ajudar os seguradores, os canais de distribuição, os doadores e outras partes interessadas em compreender o que significa oferecer serviços de gestão de risco aos trabalhadores pobres”, acrescentou Churchill.

Os resultados mostram que a Ásia – com suas duas potências em microsseguros: China e Índia – está à frente desta tendência, ao representar cerca de 80% do mercado. Estima-se que 60% das pessoas que gozam da cobertura de microsseguro no mundo vivem na Índia, 15% na América Latina e 5% na África.

Fonte: www.onu.org.br


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Novo balanço sobre o monitoramento das operadoras de planos de saúde

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgaram nesta terça-feira (20/08) os resultados do 6º ciclo de monitoramento sobre o cumprimento das regras de atendimento pelas operadoras de planos de saúde. 

Vida em Grupo, por Redação

Mercado de seguro brasileiro crescerá 55% até 2015

Arrecadação de R$ 255 bi este ano

Vida em Grupo, por Redação

Vida e previdência são porta de entrada para novos consumidores em seguros

Seja através dos microsseguros ou de planos de previdência para menores de idade, estas duas carteiras podem significar uma forma de entrada para novos consumidores no mercado.

Deixe seu Comentário:

=