Publicado por Redação em Vida em Grupo - 11/04/2012 às 15:36:26

Sistemas de microsseguro beneficiam quase 500 milhões de pessoas no mundo, revela OIT

Os sistemas de microsseguro tiveram um aumento considerável durante os últimos cinco anos e na atualidade beneficiam cerca de 500 milhões de pessoas no mundo, segundo o Fundo para a inovação em microsseguro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Munich Re Fundation. O microsseguro tem o objetivo de proteger as pessoas pobres contra riscos – como acidentes, doenças, mortes na família, desastres naturais e perda de bens – mediante o pagamento de prêmios de seguro adaptado às suas preferências e capacidade de pagamento.

O volume do II do guia “Protegendo os pobres. Um compêndio sobre microsseguros”, que acaba de ser publicado pelas duas organizações, assinala que o número de pessoas cobertas pelo microsseguro aumentou de 78 milhões em 2007 para 135 milhões em 2009 e atualmente está perto de 500 milhões.

“Desde 2008, têm surgido numerosas inovações para superar o desafio de oferecer serviços de seguros de melhor qualidade a uma maior quantidade de pessoas de baixa renda”, afirmou Craig Churchill, Chefe da equipe do Fundo para inovação em microsseguro da OIT e Presidente da Microinsurance Network, uma plataforma mundial que reúne múltiplos atores para promover o desenvolvimento e a distribuição de serviços de seguro adequados às pessoas de baixa renda.

“A partir de agora, os esforços deveriam concentrar-se em incrementar a eficácia dos produtos de seguro de maneira que estes possam reduzir a vulnerabilidade das pessoas. O compêndio chega no momento oportuno para ajudar os seguradores, os canais de distribuição, os doadores e outras partes interessadas em compreender o que significa oferecer serviços de gestão de risco aos trabalhadores pobres”, acrescentou Churchill.

Os resultados mostram que a Ásia – com suas duas potências em microsseguros: China e Índia – está à frente desta tendência, ao representar cerca de 80% do mercado. Estima-se que 60% das pessoas que gozam da cobertura de microsseguro no mundo vivem na Índia, 15% na América Latina e 5% na África.

Fonte: www.onu.org.br


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguro ou Previdência, o que contratar?

Segundo o diretor presidente da Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada, Renato Follador, o Seguro de Vida e a Previdência Privada são produtos absolutamente diferentes, porem complementares.

Vida em Grupo, por Redação

Susep: Mercado Supervisionado tem Crescimento de 252% em dez anos

O mercado supervisionado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) – seguros, previdência privada aberta e capitalização -, evoluiu, nos últimos dez anos, 252,5%. Em termos de receita, saltou de R$ 44,5 bilhões, em 2003, para R$ 156,9 bilhões registrados em 2012.

Vida em Grupo, por Redação

Como tornar o seguro um investimento e não um custo?

A advogada Angélica Carlini, professora da Escola Nacional de Seguros, especialista em relações de consumo e sócia do escritório Carlini Advogados Associados, falou durante sua apresentação no III Workshop de Seguros de Pernambuco

Vida em Grupo, por Redação

Seguradoras investem em ações sociais

A Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros (ABA), que há 17 anos atua na comunidade de Santa Rita, na Zona Leste de São Paulo, formou a terceira turma do Programa de Capacitação para Adolescentes.

Vida em Grupo, por Redação

Segurar.com oferece opções de seguro viagem a preços atrativos

A Segurar.com está oferecendo planos de assistência viagem a preços extremamente atrativos.

Deixe seu Comentário:

=