Publicado por Redação em Gestão do RH - 07/04/2020 às 15:15:14

Simulador de aposentadoria do INSS já está disponível para acesso



O serviço 'Simulador de Aposentadoria' está disponível no site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ferramenta se encontra atualizada com as mudanças da nova Previdência e pode ser acessada através do site gov.br/meuinss, ou pelo aplicativo nas versões IOS e Android.

Em entrevista ao programa Isso é Bahia, na Rádio A TARDE FM, na manhã desta segunda-feira, 6, o chefe da Divisão de Benefícios do INSS em Salvador, Marcelo Caetano, explicou como funciona o serviço e como os interessados podem acessar. Ele também explicou que a ferramenta oferece um panorama de quando a pessoa terá direito de acordo com os dados.

"Ele simula a aposentadoria e está disponível no site do INSS, no Meu INSS. Quem tiver a senha feita, já vai puxar os dados. Ele vai dizer se a pessoa tem direito à aposentadoria até 12 de novembro de 2019, se ela tem direito a uma das regras transitórias, e se ela já tem direito a uma das regras novas da aposentadoria depois da reforma", explicou Caetano.

De acordo com o gestor, a aposentadoria apenas por tempo de contribuição acabou. Com isso, a pessoa deve colocar os dados e o sistema irá analisar se ela tem direito por tempo de contribuição, até 12 de novembro de 2019. Se o homem tem 35 anos contribuindo, e mulher 30 anos, até a data, passa a ter o direito adquirido a uma aponsentadoria por tempo de contribuição. Caso não tenha, o sistema irá aplicar as cinco regras transitórias.

"Com a nova Previdência publicada na Emenda Constitucional no dia 13 de novembro, acabou a aposentadoria por somente tempo de contribuição. Tanto as regras transitórias, quanto a nova aposentadoria prevista, o balizador é sempre a idade. Claro que precisa ter um tempo de contribuição, mas tem que ter obrigatoriamente uma determinada idade", disse.


Fonte: A TARDE


Posts relacionados

Gestão do RH, por Redação

As Profissões Mais (e Menos) Impactadas pela IA, Segundo Estudo da Microsoft

Especialistas em carreira e tecnologia ouvidos pela Forbes apontam para uma reconfiguração das funções, com as habilidades humanas em destaque

Gestão do RH, por Redação

A força do propósito: como as empresas podem criar um legado duradouro

Lideranças que reconhecem nos times internos a mesma importância do cliente final alcançam melhores resultados. Cada vez mais, lideranças precisam compreender que as pessoas são o centro de qualquer estratégia organizacional. Apesar de essa ideia não ser nova, ela permanece uma tendência essencial ano após ano. Além do foco no cliente externo,

Gestão do RH, por Redação

Como evitar conflitos sobre política na empresa em tempos de eleição

As eleições estão chegando e as discussões sobre candidatos e política podem trazer conflitos. Veja o que a liderança pode fazer para acalmar os ânimos

Deixe seu Comentário:

=