Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/08/2012 às 13:05:20

Será difícil ganhar dinheiro sem assumir riscos, afirma Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a redução dos custos dos investimentos e de capital no país, por meio de cortes nos juros, tende a canalizar recursos não mais para financiar a dívida pública, mas sim para a atividade produtiva.

"Há uma tendência natural de que a poupança, a disponibilidade de ativos, seja canalizada não mais para financiar a dívida pública, que vem diminuindo, mas para financiar a atividade produtiva", avaliou, durante discurso em evento com empresários em São Paulo na noite da quinta-feira (23). "Portanto, daqui para a frente, vai ser difícil ganhar dinheiro sem assumir riscos", completou.

As afirmações tiveram como pano de fundo citações sobre os cortes recentes da taxa básica de juros, a Selic --atualmente na mínima recorde de 8% ao ano-- e da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que ajuda a diminuir os custos de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com isso, o ministro destacou a renda fixa e os títulos do Tesouro como aplicações de retorno mais baixo, embora mais "garantidos". Mas afirmou que, se o objetivo for ter um rendimento maior, "você tem que migrar para outros ativos, aplicar no mercado de capitais, na Bolsa, nas debêntures, novos títulos".

"Um novo mercado corporativo vai emergir no Brasil a partir dessa mudança", acrescentou.

Quanto ao crescimento da economia, Mantega reafirmou que está sendo configurado um avanço que fará com que o ano termine com expansão em torno de 4%, destacando ainda a entrada no país de US$ 8,421 bilhões líquidos em investimento estrangeiro direto em julho, segundo dados do Banco Central.

O valor de investimentos produtivos no mês passado foi recorde para o mês e superou as expectativas do BC. "O fato é que a confiança está voltando, e não só a confiança dos brasileiros, consumidores e empresas, mas também dos investidores estrangeiros. (...) O interesse pelo Brasil é muito grande", afirmou Mantega.

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Volume financeiro negociado no Tesouro Direto sobe 14,5% em março

Foram negociados R$ 270,3 milhões no mês passado, uma queda de 40,5% em relação ao mesmo mês de 2012

Notícias Gerais, por Redação

Inflação oficial acelera para 0,86% em janeiro, mostra IBGE

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo, acelerou para 0,86% em janeiro,

Notícias Gerais, por Redação

Economia segue recuperando dinamismo.

A economia brasileira prosseguirá em trajetória de recuperação do dinamismo no quarto trimestre deste ano e também ao longo do primeiro trimestre de 2013, segundo o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica.

Notícias Gerais, por Redação

Vendas do comércio crescem 0,6% em setembro, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista cresceram 0,6% de agosto para setembro, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira. Em agosto, o setor havia registrado queda de 0,4% na mesma base de comparação.

Notícias Gerais, por Redação

Governo teme contração da economia no fim do ano

O governo avalia que a economia brasileira passa por um momento de turbulência

Notícias Gerais, por Redação

G20 precisa retomar cooperação para combater crise, diz chefe do FMI

Em um momento em que crescem os riscos à economia mundial, a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira, em Washington, que os países do G20 (grupo das maiores economias avançadas e emergentes, do qual o Brasil faz parte) precisam retomar seu espírito de cooperação.

Deixe seu Comentário:

=