Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/01/2011 às 18:47:30
Segurança da informação exige atenção dos hospitais
Mobilidade e acesso remoto a informações do paciente exigem que hospitais reforcem a segurança em suas redes e busquem sistemas mais seguros.
Para Gustavo Perez, CEO da MTM Tecnologia, empresa de soluções em TI, existe uma preocupação muito grande com segurança da informação por parte dos hospitais, porém, o grande problema é que mesmo possuindo equipes de TI extremamente competentes a segurança dessas informações não dependem somente das instituições, mas também dos fornecedores de sistemas. "Boa parte dos ataques ocorridos são nos próprios softwares e não nas redes, ma vez que é mais fácil atacar o sistemas onde há maior probabilidade de se encontrar falhas, pois o próprio sistema irá me prover os dados buscados. Por esse motivo é preciso que o provedor do sistema também tenha uma preocupação com a segurança".
Segundo Perez, se segurança não fosse algo extremamente critico e os softwares trabalhassem em um ambiente seguro, talvez uma simples ferramenta de criptografia e sistemas de usuário e senha resolveriam o problema, mas quando se trata de mobilidade e acesso web as instituições de saúde estão disponibilizando todo esse sistema para o mundo, o que significa ser atacado em escala global. "É uma escala muito maior de risco, pois há uma maior possibilidade de ataques uma vez que essa escala torna-se mundial. Uma pessoa de outro pais pode entrar em sua rede simplesmente para dizer que o sistema é falho", completa.
Perez apontou dois pontos fundamentais para a segurança das informações: Primeiro, não basta ter uma equipe de TI competente, é preciso ter um sistema confiável e frequentemente atualizado. O segundo ponto é sempre trabalhar em cima de riscos para avaliar todos os tipos de falhas e ataques que seu sistema pode sofrer. "Segurança é algo que deve estar na cabeça do hospital e também do fornecedor de tecnologia", alerta Perez.
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 28.01.11
Posts relacionados
Com nova Selic, rendimento da poupança é melhor que maioria dos fundos
Com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de aumentar a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, a 7,50% ao ano,
Corretoras de seguros focam em negócios de infraestrutura
As principais corretoras de seguros e resseguros do país têm olhado o aumento dos investimentos em infraestrutura para balizar suas estratégias de expansão para os próximos cinco anos. A
Inflação dos idosos desacelera e encerra primeiro trimestre em 1,33%
De acordo com o IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), divulgado nesta sexta-feira (13) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas),


