Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/07/2024 às 10:38:55

Saúde mental e desempenho profissional melhoraram com modelos de trabalho flexíveis, aponta pesquisa



Relatório também revela que o trabalho em horas extras foi amplamente utilizado em 2023, mas não gerou 
melhores resultados.

 

Trabalho remoto e horários flexíveis contribuíram para melhorias no desempenho de 77% dos profissionais, aponta o Relatório sobre o mercado de Vendas e Marketing (State of Sales and Marketing Report 2023/2024) da Pipedrive, CRM fácil e eficaz para pequenas e médias empresas. O aumento mais acentuado no desempenho foi observado no Brasil (83%).

Mas não é só na entrega de resultados que esses formatos de trabalho impactaram os profissionais: 40% dos entrevistados afirmam que sua saúde mental melhorou após a introdução desses modelos flexíveis e 28% afirmam que melhorou significativamente. As mulheres foram as que mais sentiram o impacto positivo na saúde mental (74% frente a 66% dos homens). Em comparação com outros países, 69% dos entrevistados brasileiros relataram melhora na saúde mental, atrás de Alemanha (80%) e Espanha (74%) e à frente de Reino Unido (62%) e EUA (58%).
 

“Modelos de trabalho flexíveis fortalecem a cultura organizacional das empresas e enfatizam a confiança depositada nos funcionários. Para isso acontecer, os líderes das organizações precisam dar autonomia para os colaboradores tomarem decisões que melhorem sua produtividade e experiência de trabalho no dia a dia. Para moldar uma cultura de independência, uma opção é buscar maneiras de digitalizar a maioria dos processos e tarefas para incentivar o sucesso a longo prazo. O principal benefício dessa flexibilidade é que ela promove uma sensação de propriedade, responsabilidade e independência, aumentando os níveis de engajamento e desempenho.”, diz Tanya Channing, Diretora de recursos humanos e cultura da Pipedrive
 

A pesquisa também aponta que as empresas com até 10 funcionários são as que mais oferecem possibilidades de horário flexível (82%), contra 68% das empresas com até 100 pessoas e 67% das com mais de 100. Entretanto, empresas maiores tendem a oferecer mais benefícios, como acesso a academias, programas de assistência, sessões de terapia e seminários sobre qualidade de vida.

Confira outros pontos abordados na pesquisa

 

Horas extras no trabalho não equivale a melhores resultados

Em 2023, o desempenho de vendas das empresas teve uma melhoria significativa, com 71% dos vendedores atingindo regularmente suas metas, um aumento de 19 pontos percentuais em relação a 2022. Apesar desse aumento, a pesquisa mostra que trabalhar horas adicionais não tem relação com melhores resultados, pois aqueles que trabalharam mais foram 10% menos propensos a atingir suas metas. Como esperado, quanto menos horas extras feitas, maior a satisfação com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

 

Fontes de apoio na vida profissional
Quando questionados sobre a principal fonte de apoio em suas vidas profissionais, mais da metade dos entrevistados mencionou familiares e amigos. Embora esteja claro que o suporte recebido no ambiente de trabalho seja um fator importante para uma vida equilibrada e alegre, apenas um terço dos entrevistados afirma ter o apoio dos gestores.

Na mesma linha, 42% dos entrevistados afirmam que não se sentem apoiados por gerentes ou colegas. Os que afirmam contar com o apoio dos gerentes e colegas acham mais fácil atingir suas metas anuais e cotas de vendas e seu nível de satisfação geral em relação aos empregadores é maior.

Diversidade e inclusão de gênero

​​68% dos entrevistados concordam que suas empresas apresentam um bom nível de diversidade e inclusão de gênero. Empresas com mais de 100 funcionários obtiveram a pontuação mais alta nesse quesito, com 74%. Sobre incentivo à carreira das mulheres, 63% dos entrevistados brasileiros consideram que seus empregadores incentivam as mulheres no trabalho, atrás de Espanha (66%), Reino Unido (78%) e Estados Unidos (73%).

 

Fonte: Redação Mundo RH


Seguro Auto

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Cerca de 6% das crianças brasileiras sofrem de hipertensão

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta sexta-feira (26), será dirigido, este ano, para o público jovem. A decisão, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é com o fato de que de 6 a 8% das crianças brasileiras já são hipertensas.

Saúde Empresarial, por Redação

Educação alimentar traz saúde e vitalidade

A educação alimentar deve começar bem cedo. Os pais não podem deixar que os hábitos alimentares errados e o sedentarismo façam parte da vida de seus filhos, abrindo caminho para vários problemas de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério divulgará extrato detalhado de repasses à saúde neste semestre

Levar mais transparência aos repasses financeiros realizados pela União aos estados e municípios de todo o País. Esta é uma das propostas do serviço disponibilizado desde novembro de 2011 pelo Ministério da Saúde em sua página na internet.

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinas contra gripe são menos eficazes em obesos

A vacina contra a gripe pode ser menos eficaz em pessoas obesas, aponta um novo estudo desenvolvido na University of North Carolina (EUA). O estudo pode explicar um fenômeno visto durante a vacinação contra a gripe suína em 2009. De acordo com pesquisadores, obesos mostraram respostas imunológicas piores às vacinas.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministro descredencia 16 mil profissionais por fraude na Saúde

Com auditorias preventivas, foram descredenciados 11 mil agentes de saúde, 3,5 mil profissionais do PSF e 2 mil equipes da saúde bucal de janeiro até setembro deste ano

Saúde Empresarial, por Redação

BID aprova empréstimo de US$ 21,6 mi para a Saúde

Verba será destinada ao Programa de Modernização e Humanização da Atenção à Saúde e tem o objetivo de melhorar as condições de saúde em São Bernardo do Campo

Deixe seu Comentário:

=