Publicado por Redação em Dental - 29/09/2015 às 12:23:57

Sabia que dente é órgão e deve ser doado? Veja como

Qualquer dente pode ser doado, até dentes com cárie são usados para ensino e para pesquisa

As doações são usadas para atividades de ensino em faculdades e para pesquisas científicas

Esqueça a fadinha e nem pense em jogar o dente no telhado. Os dentes de leite têm funções importante para estudos e pesquisa, aliás, os permanentes também devem ser doados. A Universidade de São Paulo tem um banco de dentes humanos que os separa, os classifica e os utilizam para atividades de ensino. “Antes de praticar, os alunos do curso de odontologia estudam lesões de cárie, erosão, restaurações, anatomia”, diz o professor José Carlos Pettorossi Imparato, responsável pelo Biobanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP.

Ele explica que, em casos em que o doador se identifica e preenche um termo de doação, o dente é armazenado individualmente para pesquisas científicas. “É possível estudar características anatômicas de uma população, por exemplo. Sabendo quem é o doador, tenho condição de usar para pesquisa e o encaminho para o biobanco de dentes, se não tiver rastreabilidade, ele segue para o banco de dentes”, explica.

Doação de órgãos

Em primeiro lugar o dente deve ser entendido como um órgão. Quem doa dentes, é um doador de órgãos. “É preciso ter essa conscientização, o dente deve ser doado, como qualquer outro órgão”afirma Imparato.

Qualquer dente pode ser doado. Até dentes com cárie são usados para ensino e para pesquisa. “Continua sendo considerado um órgão. Podemos estudar um novo material para restauração, por exemplo”.

Faça o kit para doação de dente

- Caso faça a extração no dentista, diga a ele que vai fazer a doação e o profissional providenciará o preparo do órgão.

- Se o dente for extraído em casa, lave-o em água corrente, seque-o com uma gaze ou papel e o envolva em um plástico.

- Não o armazene em líquidos, como água, porque pode gerar contaminação.

- Quanto menos manipular, melhor.

- Preencha o termo para casos de pesquisa.

- Encaminhe para:

Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227, Cidade Universitária, SP, CEP 05508-900.

- Também é possível fazer a entrega pessoalmente. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações no telefone (11) 3091-7905.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Perguntas e respostas comuns para as famílias

A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de cáries na infância? Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.

Dental, por Redação

Bruxismo é associado ao estresse em 100% dos casos

Acordar com dor de cabeça ou na mandíbula pode ser sinal de bruxismo. Muitas pessoas apertam e rangem os dentes enquanto dormem, um problema progressivo que pode desgastar e até mesmo amolecer os dentes.

Dental, por Redação

MS garante 100 Unidades Odontológicas Móveis

População de municípios inseridos no Plano Brasil Sem Miséria será beneficiada com tratamento clínico e ações de promoção e prevenção à saúde bucal. Cada unidade móvel tem capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês

Dental, por Redação

Cárie dentária:Odontologia do futuro atuará no equilíbrio biológico da boca

Parte dos profissionais brasileiros já investe na manutenção equilibrada da flora bacteriana presente na boca, sem o uso de produtos químicos, para erradicar a lesão de cárie que afeta mais de cinco bilhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OM).

Dental, por Redação

Tratamento odontológico em gestantes

A maioria das gestantes ficam muito felizes e ansiosas esperando a chegada dos seus bebês, e esquecem que a procura ao dentista que é muito importante.

Deixe seu Comentário:

=