Publicado por Redação em Gestão do RH - 19/03/2024 às 18:17:08

Revolução nas relações de trabalho com a inteligência artificial



Inteligência Artificial no trabalho: a chave para relações mais saudáveis

Em um mundo onde as relações com o trabalho são cada vez mais complexas, a inteligência artificial (IA) emerge como um aliado crucial na busca por ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. Uma pesquisa global da HP Inc. revelou que uma grande maioria dos trabalhadores em economias emergentes vê na IA um potencial transformador para suas relações profissionais.

No entanto, apenas 27% dos trabalhadores do conhecimento consideram ter uma relação saudável com seu trabalho, um dado que ressalta a necessidade urgente de inovação nas práticas laborais. Os líderes empresariais e os decisores de TI estão na vanguarda deste movimento, com 75% acreditando que a IA facilitará suas tarefas diárias.

A adoção da IA não apenas promete tornar o trabalho “mais fácil” para 76% dos profissionais em economias emergentes, mas também “mais interessante”, segundo 55% dos trabalhadores do conhecimento globalmente. Essa percepção destaca o potencial da IA para enriquecer o ambiente de trabalho e oferecer um novo nível de engajamento e satisfação.

Diante desse cenário, a responsabilidade recai sobre os líderes empresariais para não apenas comunicar efetivamente os benefícios da IA, mas também para liderar sua integração de maneira que maximize seu impacto positivo. A pesquisa aponta para uma lacuna de conhecimento e confiança em relação à IA, com 42% dos entrevistados sentindo-se inseguros sobre como aproveitá-la no ambiente de trabalho.

A HP Inc. sublinha a importância de treinamentos adequados em IA, com 73% dos líderes empresariais e 66% dos trabalhadores do conhecimento desejando mais orientações sobre como utilizar essa tecnologia. Isso reflete uma demanda clara por iniciativas de requalificação que capacitem a força de trabalho a abraçar as tecnologias de IA, visando não apenas a melhoria dos resultados empresariais, mas também fortalecendo as relações pessoais com o trabalho.

Com o mundo do trabalho em constante evolução, a integração estratégica da IA representa uma oportunidade sem precedentes para remodelar as dinâmicas laborais. Conforme Stella Low, diretora executiva de Comunicação da HP Inc., aponta, está na hora dos líderes aproveitarem essa oportunidade para capacitar seus funcionários e promover um futuro de trabalho inspirador e transformador.


 

Fonte: Mundo RH


Massificados

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=