Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 09/02/2011 às 12:02:58
Responsabilidade civil na área de saúde
O assunto não é novo. Em 1936 a Corte de Cassação, na França, cuidava de casos que envolviam a prestação de serviços médicos onde a discussão era a diferença entre obrigação de meio e de resultado.
As reclamações por erro são cada vez mais frequentes, sem que isso signifique que o médico está errando muito.
A maior causa desse aumento foi a “despersonalização” do médico, que despertou no paciente uma maior cobrança pelo resultado no tratamento.
Afinal, para ele, o médico nada mais é do que um profissional de saúde vendendo o seu serviço.
Afinal, para ele, o médico nada mais é do que um profissional de saúde vendendo o seu serviço.
Daí porque, um resultado ruim, muitas vezes decorrente de “fatalidade”, é rotulado como “imperícia profissional”, o que origina uma avalanche de ações em que os pacientes confundem a eficiência do serviço médico com a cura.
O que precisa ficar claro, é que o serviço do médico se esgota no empenho máximo para conseguir a cura (meio); ou, em outras palavras, a cura, propriamente dita (resultado), não é, salvo raras exceções, o objeto central do serviço.
Ela é uma consequência do tratamento dispensado ao doente. É o efeito, e não a causa.
Assim, a responsabilização do médico depende da análise de seu comportamento e o Judiciário comumente transfere para ele o ônus de mostrar que o seu serviço não foi defeituoso.
Numa ação judicial, terá mais chances de vitória, o médico que for mais diligente, principalmente na obtenção do “consentimento informado”. Além disso, terá que afastar qualquer ilação sobre iatrogenia.
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 09.02.11
Posts relacionados
Governo suspende venda de planos de saúde; Justiça libera no mesmo dia
Punição anunciada é por negar coberturas e descumprir prazos; revés judicial beneficia principais empresas
Pesquisadores estudam vacina capaz de combater todos os tipos de vírus da gripe
Pesquisadores dos Estados Unidos, da Holanda e de Hong Kong podem ter achado um caminho para o desenvolvimento de uma vacina universal contra gripe. O produto poderia não somente imunizar contra todos os tipos de vírus que causam a doença como acabar com a necessidade,
Uma em seis pessoas com implante em artéria volta ao hospital
Uma em cada seis pessoas que colocam um stent (implante para desobstruir artérias) acaba voltando ao hospital em menos de 30 dias.


