Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/09/2011 às 12:07:42

Residente que atuar em área pobre ganhará bônus

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, lançou, nesta última sexta-feira (02), mais uma ação estratégica para atrair médicos para atuarem em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em municípios onde há carência desses profissionais. O Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica vai conceder até 20% de pontuação adicional na nota final das provas de residência aos egressos do curso de Medicina que optarem por atuar nos municípios de extrema pobreza e em periferias das grandes metrópoles. A bonificação já poderá ser utilizada nos exames que serão realizados em novembro de 2012.

Pelo programa, serão abertas duas mil vagas, que poderão ser preenchidas a partir de fevereiro de 2012. De acordo com o chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales, o benefício da pontuação na residência trará vantagem aos estudantes, já que atualmente há uma concorrência exacerbada por vaga. São, em média, 10 mil vagas para 13.800 formandos ao ano.

“A intenção também é valorizar na prova de residência o profissional que ganha experiência prática atuando na Atenção Básica, área estratégica na atenção à saúde pública”, disse, em comunicado, Sales.

As medidas foram publicadas na portaria 2.087 publicada no Diário Oficial da União e estão acordadas entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Residência Médica, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), e outras entidades de classe.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 05.09.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

UTIs podem ser obrigadas a ter câmeras de segurança

A suspeita recente de que uma equipe de médicos e enfermeiros vinha provocando a morte de pacientes da unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Evangélico de Curitiba levou dois deputados a apresentar projetos de lei com o objetivo de proteger os doentes.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério reduz de 18 para 16 anos idade mínima para cirurgia contra obesidade no SUS

No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, lembrado hoje (11), o Ministério da Saúde informou que vai reduzir, de 18 para 16 anos, a idade mínima para realização de cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos em que há risco de morte para o paciente.

Saúde Empresarial, por Redação

Estudo busca melhores formas de utilizar recursos públicos em oncologia

O oncologista André Sasse, coordenador do Centro de Evidências em Oncologia da Unicamp (Cevon) e do Instituto do Radium realizou um estudo que avalia o custo-benefício dos novos tratamentos existentes para câncer da intestino,

Saúde Empresarial, por Redação

Babosa e hortelã entram na lista de remédios do SUS

Babosa, hortelã e salgueiro são os novos fitoterápicos a entrar na lista oficial de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), publicada na última quinta-feira (29) pelo Ministério da Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação


Deixe seu Comentário:

=