Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/05/2014 às 09:38:36

Receita começa a receber declaração de IR 2014 de quem perdeu prazo

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (2) o programa para os atrasados declararem o Imposto de Renda 2014. A entrega atrasada pode ser feita já a partir de hoje. O prazo normal para entregar a declaração sem multa já venceu. Estava previsto que o sistema ficasse indisponível na quinta-feira e voltasse ao normal nesta sexta no site da Receita.

Normalmente, a Receita muda a versão desses programas após o fim do prazo. Se a pessoa preencher a declaração em uma versão antiga, não irá conseguir transmiti-la.

Os atrasados terão de pagar uma multa de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do imposto devido.

Assim que entregar a declaração com atraso e imprimir o recibo, o contribuinte já receberá também uma notificação da multa e o Darf para pagamento.

A multa por atraso é de 1% ao mês sobre o imposto devido. Se atrasar cinco meses, a multa atinge 5% do imposto devido. Se o atraso, for de 20 meses, chega a 20%. Como o limite é 20%, em qualquer atraso acima disso o contribuinte continua pagando os 20%, segundo Valter Koppe, supervisor regional do Imposto de Renda em SP.

No entanto, a dívida pode continuar crescendo se o contribuinte não pagar a multa no vencimento. Nesse caso, começam também a ser cobrados juros com base na Selic (taxa básica da economia). Atualmente, a Selic está em 11% ao ano.

O atraso na entrega não impede o contribuinte que tenha imposto a restituir de receber esse valor normalmente. Se não pagar a multa pelo atraso na entrega, esse valor será deduzido da restituição. "Se optar por pagar a multa, irá receber a restituição integral, corrigida pela taxa Selic", diz Koppe.

Se tiver imposto a pagar, também incidirão juros e multa sobre este atraso, já que a primeira parcela do imposto a pagar venceu também no dia 30 de abril.

Nesse caso, Koppe, da Receita, informa que caberá ao contribuinte fazer a apuração do valor em atraso do imposto que faltou pagar, pois o programa não emite esses Darfs. Para isso, o contribuinte poderá utilizar o programa Sicalc, que faz o cálculo e emite o Darf para pagamento.
O que acontece com quem não declara

Se a pessoa estava obrigada a declarar e não o faz, pode ficar com problemas no CPF.

Já no ano seguinte ao atraso, seu CPF fica com status de "pendente de regularização''. Com esse status, a vida financeira da pessoa já fica inteiramente prejudicada. A pessoa não consegue tirar passaporte, prestar concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa no caso de venda de imóvel e pode até mesmo ter problemas para movimentar a conta no banco.

"Mas assim que entrega a declaração em atraso, porém, o CPF é regularizado", diz Koppe, da Receita. "A regularização é quase imediata." A declaração pode ser entregue em até 5 anos e também pode ser retificada no mesmo prazo.

Para fazer declarações atrasadas de outros anos, é preciso usar o programa adequado a cada declaração. Clique aqui para fazer o download dos programas geradores da declaração do Imposto de Renda dos últimos cinco anos.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo central tem superávit de R$1,272 bi em junho

O governo central --formado pelo governo federal, Banco Central e Previdência Social-- registrou superávit primário de 1,272 bilhão de reais em junho, informou o Tesouro Nacional nesta terça-feira. Em maio, o superávit havia ficado em 1,787 bilhão de reais.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal acelera para 0,51%, puxada por habitação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S), que mede a inflação semanal, acelerou a alta para 0,51% na terceira quadrissemana de março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma e Chávez devem se reunir em março para analisar acordos

A presidente Dilma Rousseff vai se reunir com o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, no próximo mês de março para analisar acordos de cooperação.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Europa operam em alta antes de dados dos EUA

As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta sexta-feira, caminhando para o maior ganho semanal desde o começo da crise financeira, no final de 2008,

Notícias Gerais, por Redação

Juro do crédito pessoal chega a 68% ao ano, seis vezes a Selic

O consultor financeiro Rubens Tadeu de Castro, 43, decidiu aplicar na vida pessoal os conselhos que dá às companhias de pequeno e médio portes que assessora.

Deixe seu Comentário:

=