Publicado por Redação em Mercado - 17/01/2023 às 15:34:10

Quem são as empresas mais presentes na lista de melhores empregadores



O ranking feito pelo Top Employers Institute nasceu na Holanda, há 30 anos, e em 2012 certificou as primeiras empresas no Brasil entre os melhores empregadores do país, avaliando o que as companhias oferecem aos funcionários e que são sinônimo de um bom lugar para fazer carreira. Aprendizado, reconhecimento, bem-estar, sustentabilidade, estratégia e RH digital, entre outros itens, são analisados para se produzir a lista. No mundo, já foram 1.857 empresas qualificadas até hoje. Desde então, algumas marcaram seus nomes por mais tempo entre as classificadas.

Aqui, as mais presentes ao longo dos 11 anos em que a Top Employers publicou seu ranking no Brasil.

Akzo Nobel
1.700 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: química
A AkzoNobel Brasil figurou sete vezes na lista do Top Employers. “Isso se deve a políticas fortes de gestão de pessoas, benefícios e práticas de bem-estar diferenciados e lideranças engajadas”, segundo o diretor de recursos humanos Francisco Farias. A empresa promove mentorias e troca de talentos entre áreas, tem uma plataforma de reconhecimento de funcionários, oferece programas de idiomas como benefício e mensura a saúde organizacional por meio do OHI (Organizational Health Index, da consultoria McKinsey).


Atento
Mais de 55.000 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: serviços
A Atento aparece no Top Employer pela sua nona vez em 2023. Ela foi destaque em categorias como liderança, propósito e valores. Para estimular a liderança, a Atento tem programas de treinamento e mentorias e adota práticas para a promoção de inclusão e diversidade, tendo 60% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e a mesma porcentagem por pessoas negras. “Estou pessoalmente comprometido com o tema e tenho essa pauta como uma de nossas bandeiras”, diz Dimitrius Oliveira, CEO da Atento.


Banco do Brasil
Mais de 85.000 funcionários
Sede: Brasília (DF)
Indústria: financeira
Pela décima vez consecutiva na lista, o Banco do Brasil se destaca por suas práticas de liderança e aprendizado. “Promovemos educação corporativa de forma contínua, por meio de soluções educacionais oferecidas a todos os funcionários”, diz Thiago Borsari, diretor de cultura e pessoas. Por meio da Universidade Corporativa Banco do Brasil, o banco oferece mais de dois mil programas de capacitação em competências específicas – inclusive em relação às lideranças, com o objetivo de formar esses profissionais internamente.


Chiesi
400 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: farmacêutica
É a sétima vez que a Chiesi recebe a certificação Top Employers, sendo destaque em categorias como sustentabilidade. Desde 2022, a empresa é a primeira farmacêutica da América Latina a conquistar a certificação ISO 46.001 – que reconhece a eficiência no consumo de água –, além de toda a energia elétrica consumida na fábrica ser renovável. Além disso, seus colaboradores se engajam em ações de voluntariado e de educação em saúde. “Como empresa B Corp [que oferece benefícios sociais e ambientais] desde 2019, temos compromisso de compartilhar valor por meio do nosso negócio”, diz Elisangela Ranieri, diretora de RH da Chiesi.


NTT Data
5.222 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: tecnologia
A NTT DATA Brasil aparece pela oitava vez no ranking Top Employers, se destacando em categorias como estratégias de negócios e pessoas e aprendizado. Na empresa, há autonomia para criar e inovar, com um laboratório digital integrado a iniciativas como o CUBO Itaú e o Porto Digital. Outro diferencial é a sua cultura organizacional, com autonomia na jornada de trabalho aos colaboradores. “A grande parceria entre todos os colaboradores faz com que sejamos reconhecidos como um Top Employer”, diz Tatiana Barrocal Porto, diretora de people da NTT DATA.


Saint-Gobain
12.000 funcionários
Sede: São Paulo (SP)
Indústria: manufatura
A construtora, pela décima vez na lista, ganha destaque devido às suas práticas de mudança organizacional, com programas de desenvolvimento da liderança e iniciativas para ouvir os colaboradores. “Um dos principais exemplos disso é o InPulse, nosso programa de intraempreendedorismo, em que os colaboradores têm a oportunidade de apresentar suas ideias”, diz a diretora de RH, Marga Diniz. Ela também destaca o evento global de carreira da empresa, em que são fomentados diálogos e possibilidades de desenvolvimento dentro do grupo, com mobilidade entre áreas e até países.

 


Fonte: Forbes


Seguro Educacional

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=