Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/06/2011 às 09:48:22

Queda dos preços dos combustíves faz inflação desacelerar para 0,47%

SÃO PAULO – A inflação  oficial do País, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), ficou em 0,47% em maio. Frente a abril, o indicador recuou 0,3 ponto percentual, pois naquele mês, a inflação ficou em 0,77%, segundo divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (7).

A desaceleração reflete o recuo dos preços dos combustíveis. Em abril, houve aumento de 6,53%. Em maio, os preços dos combustíveis caíram 0,35%. Com a queda, o grupo Transportes foi o que mais influenciou na desaceleração da inflação. Os preços dos produtos e serviços que compõem o grupo de consumo caíram 0,24% em maio, contra uma alta de 1,57% em abril.

Outro grupo que influenciou o recuo da inflação foi Vestuário e Saúde e Cuidados Pessoais. No primeiro caso, a inflação passou de 1,42% para 1,19%, e no segundo caso os preços aumentaram 0,73% em maio contra uma alta mais intensa de abril, de 0,98%.

Em 12 meses, a inflação já acumula alta de 6,55% e no acumulado do ano, de 3,71%. Na comparação com maio de 2010, o acréscimo apurado é de 0,04 ponto percentual, pois na época, o índice variou 0,43%.

Outros grupos
Na passagem de abril para maio, além dos grupos Transportes, Vestuário e Saúde e Cuidados Pessoais a inflação do grupo Educação também desacelerou. Em abril, os preços do conjunto de produtos e serviços do grupo subiram 0,09%. Em maio, a alta foi menor, de 0,01%.

Já os demais grupos apresentaram acréscimos mais intenso dos preços no período: Habitação (0,77% para 0,97%), Artigos de Residência (-0,62% para 0,09%), Despesas Pessoais (0,57% para 0,72%) e Comunicação (0% para 0,15%).

O grupo Alimentos e Bebidas também registrou aumentos nos preços, de 0,63% em maio, contra 0,58% de abril. A aceleração dos preços dos produtos e serviços do grupo deve-se, principalmente, pelo aumento do tomate (de -18,69% para 9,41%) e do leite pasteurizado (de 2,66% para 3,15%).

Regiões
Entre os índices regionais, Belo Horizonte apresentou a taxa mais alta de maio, com inflação em 0,70%. De acordo com o IPCA, na cidade, o resultado foi influenciado pelos reajustes das tarifas de água e esgoto e energia elétrica.

Brasília, por outro lado, teve o menor resultado do mês, de 0,02%. No Rio de Janeiro e em São Paulo, a inflação do quinto mês do ano foi de 0,60% e 0,33%, nesta ordem.

Fonte: web.infomoney.com.br | 07.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Prévia do PIB indica queda de 0,52% em fevereiro, diz BC

O desempenho da economia brasileira piorou em fevereiro deste ano e registrou queda de 0,52% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado, que desconta a interferência de efeitos sazonais, foi divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Receita diz não ter poder para decidir correção da tabela do IR

A política de correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) depende de uma definição do governo federal e não pode ser mudada livremente pelo Fisco, esclareceu nesta quarta-feira a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta.  

Notícias Gerais, por Redação

Economia deve crescer mais em 2012, afirma presidente do BC

A economia brasileira deve crescer mais em 2012 ante o ano passado, ajudada por mais reduções na taxa básica de juros, disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta quinta-feira (2).

Notícias Gerais, por Redação

Dólar dá continuidade à queda e se aproxima de R$ 1,75

A última sessão da semana começa com a manutenção do ritmo de queda do dólar, que passa a operar já perto do patamar de R$ 1,75.

Notícias Gerais, por Redação

Rússia pede na ONU garantias sobre escudos antimísseis dos EUA

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, pediu novamente nesta terça-feira, diante da Assembleia Geral da ONU, "garantias legais sólidas" sobre o projeto de escudo antimísseis americano que será montado na Europa.

Notícias Gerais, por Redação

Petróleo termina em forte baixa em Nova York e em Londres

Os principais contratos futuros de petróleo registraram uma forte baixa nesta quinta-feira em Londres e em Nova York, em meio a um repúdio dos valores acionários a uma brusca apreciação do dólar.

Deixe seu Comentário:

=