Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 26/07/2023 às 11:43:13

Quando a 5ª série sobrevive: bullying no trabalho afeta mais de 1/3 das pessoas



Normalmente pensamos que comportamentos mesquinhos e agressivos ficam no ensino fundamental ou médio mas, infelizmente, os bullies também estão presentes no local de trabalho dos adultos. O bullying no escritório é tão normalizado que afeta mais de um terço da força de trabalho, de acordo com a organização Workplace Bullying Institute.

Esse tipo de agressor tem táticas psicologicamente abusivas, como intimidar, humilhar e diminuir seus colegas de trabalho para exercer seu poder e controle, acabar com a confiança dos outros e impedi-los de ter sucesso. Um de seus principais objetivos é eliminar os concorrentes. Isso pode ser devido às suas próprias inseguranças e sentimentos de inadequação. 

Os executivos podem manipular e intimidar outras pessoas para obter ganhos pessoais. Esse comportamento tóxico cria um ambiente de trabalho hostil no trabalho.

É uma sensação horrível quando você tem medo de estar no escritório ou em uma videochamada com um bully. Você sente que está sempre pisando em ovos. E isso pode ter consequências sérias: o bullying no trabalho pode prejudicar e até acabar com vidas e carreiras. Causa dúvidas profundas, insegurança, medo e uma perda geral de autoconfiança.


Como se defender

Confrontar um agressor no local de trabalho requer coragem, assertividade e foco no que você pode controlar: falar desde o início, documentar o abuso e cuidar de si mesmo.

Relate o comportamento aos recursos humanos e lideranças da sua área. Forneça detalhes específicos sobre o comportamento, incluindo datas, horários e incidentes específicos. Acompanhe os processos da sua empresa para a resolução das reclamações.

Pode ser útil falar com um terapeuta ou conselheiro para te ajudar a lidar com o peso emocional e desenvolver estratégias para lidar com a situação. Se nada estiver sendo feito pela empresa, considere a transferência para um departamento ou equipe diferente e procure aconselhamento jurídico externo. Quando chega ao ponto em que sua saúde mental é gravemente afetada e você leva esses problemas para casa, é hora de começar a procurar um novo emprego.

Efeitos do bullying a longo prazo
O bullying no trabalho pode ter consequências graves e duradouras na saúde, produtividade e crescimento profissional das pessoas. As vítimas podem sofrer problemas de saúde física e mental de longo prazo, incluindo ansiedade, estresse, privação de sono, depressão, hipertensão, perda de autoestima, diminuição da produtividade, absenteísmo e presenteísmo – quando o funcionário comparece ao trabalho, mas não consegue se dedicar totalmente às suas tarefas.

Os empregadores precisam reconhecer e abordar o assédio moral no local de trabalho, pois essas atitudes podem ter efeitos devastadores na saúde mental e física dos funcionários, bem como nos resultados da organização.


 * Jack Kelly é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é CEO, fundador e recrutador executivo da WeCruitr, uma startup de recrutamento e consultoria de carreira.(Traduzido por Fernanda de Almeida)
Fonte: Forbes

 


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=