Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 24/01/2024 às 11:36:14

Pesquisa nacional revela: Sedentarismo e má qualidade do sono preocupam no ambiente corporativo



Metade dos colaboradores brasileiros com riscos à saúde mental e física

Um estudo abrangente, envolvendo quase 9 mil colaboradores de empresas de diversos setores, traz à tona uma realidade alarmante sobre a saúde corporativa no Brasil. A pesquisa, conduzida pela Pipo Saúde, corretora especializada em benefícios de saúde, aponta que 48% dos profissionais enfrentam riscos associados à saúde mental, enquanto 44% estão sob risco de insônia. Além disso, o levantamento mostra que 60% dos colaboradores são considerados sedentários, e um igual percentual lida com problemas de sobrepeso ou obesidade.

Thiago Liguori, Chief Medical Officer da Pipo Saúde, destaca a urgência de uma atenção redobrada à saúde dos colaboradores nas empresas brasileiras. Ele aponta que a combinação de saúde mental comprometida, sono insuficiente, sedentarismo e excesso de peso pode acarretar um aumento significativo no absenteísmo, no presenteísmo, além de uma queda acentuada na produtividade e engajamento. Liguori adverte que esses fatores podem gerar impactos financeiros severos, muitas vezes subestimados, mas que podem ser mitigados através de práticas e políticas de cuidado com a saúde.

Do total de colaboradores analisados, a pesquisa destaca que quase 4 mil estão em risco de desenvolver insônia, um fator que afeta profundamente o desempenho no trabalho. Liguori ressalta a importância de um sono de qualidade para a manutenção do equilíbrio psíquico, emocional e metabólico. No que se refere ao sedentarismo, o estudo aponta um cenário preocupante, com 60% dos colaboradores não realizando atividade física regular, contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

A análise do Índice de Massa Corpórea (IMC) dos participantes revelou que 58% estão classificados como acima do peso ideal ou obesos, indicando uma prevalência significativa de sobrepeso na população corporativa.

Marcela Ziliotto, head de People da Pipo Saúde, enfatiza a importância de conhecer e cuidar da saúde dos colaboradores como parte essencial para o sucesso e sustentabilidade empresarial. Segundo ela, investir na saúde dos colaboradores vai além de uma responsabilidade ética, sendo uma estratégia inteligente para promover um ambiente de trabalho produtivo, satisfatório e bem-sucedido a longo prazo.


 

Fonte: Redação Mundo RH


Seguro Educacional

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=