Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 18/03/2011 às 13:30:19

Qualidade, quantidade e variedade devem compor um bom lanche

Nutricionista Manoela Figueiredo respondeu a perguntas que vieram pela web.
Especialista disse que é preciso evitar refrigerante, salgadinhos fritos e doces.

Para tirar as dúvidas que chegaram pelo G1 e pelo Twitter sobre como preparar e comer um lanche saudável, o Bem Estar convidou a nutricionista Manoela Figueiredo a participar de uma conversa após o programa.

A especialista em comportamento e transtornos alimentares falou da importância da qualidade, da quantidade e da variedade dos produtos na hora de fazer um lanche. Ela também deu dicas de opções salgadas para os intervalos entre as refeições. Sugeriu sanduíche leve de peito de peru, pão de queijo, torta de legumes ou frango, palitinhos de cenoura, pepino ou tomate, biscoito de polvinho, barrinhas de cereal salgadas, mix de frutas secas ou castanhas e pipoca de panela sem manteiga.

Manoela disse que é preciso ter um limite para comer tudo, para não enjoar e poder variar o cardápio. O ideal, segundo ela, é consumir até duas barrinhas de cereais por dia e procurar alternar os sabores. Muitas vezes, as pessoas deixam de comer alimentos essenciais para substituí-los pelas barrinhas. Em vez de ingerir três, é possível escolher uma, junto com uma fruta e um suco. A especialista também recomendou o consumidor a olhar o rótulo antes de comprá-las – a melhor opção é a que tem mais fibras e menos açúcar (algumas valem até como porção de doce, não como fibra).

Um sanduíche saudável, de acordo com Manoela, pode ser feito de pão francês, integral, sírio, tipo wrap ou torrada. A ricota também é uma boa opção, e pode ser temperada com azeite, ervas ou tomate. Outros queijos podem ser usados, como o minas frescal e o minas padrão.

A nutricionista afirmou que, por incrível que pareça, a alimentação para uma criança normal, com sobrepeso ou abaixo dele pode e deve ser a mesma. E a dica para que um lanche seja saudável a todas, independente da balança, é a inclusão de três tipos de alimentos: carboidratos (que são energéticos, como pães e doces), proteínas (como requeijão, iogurte, leite, queijo, peito de peru e atum) e reguladores (vitaminas e minerais, como frutas, verduras e legumes).

Além disso, é fundamental evitar refrigerantes, biscoitos e bolos recheados, salgadinhos fritos (preferir os assados) e doces.

Manoela também disse que, para quem faz atividade física, é importante ter se alimentado antes e escolher bem o que comer depois. Isso depende muito do tipo e do tempo de exercício. Se for algo intenso, aeróbico, de mais de 2 horas de duração, a recomendação é uma refeição mais reforçada. Se a atividade for regular, de 45 minutos a 1 hora, a pessoa pode consumir uma banana com aveia, tomar vitamina ou água de coco junto com um sanduíche de pão integral e peito de peru.

Por fim, a nutricionista destacou que quem gosta de açaí deve ir com cuidado, mas lembrar que ele não é um vilão. O melhor é escolher o tamanho pequeno, sem acompanhamentos demais. Ela reforçou, ainda, que é fundamental comer várias vezes ao dia.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 18.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital São Francisco de Ribeirão Preto adota novos processos de gestão

Ganhos incluem redução dos estoques de medicamentos, melhor desempenho da Central de Material Esterilizado e redução de atrasos em cirurgias

Saúde Empresarial, por Redação

Governo vai anunciar suspensão de 225 planos de saúde

O governo vai anunciar hoje 225 planos de saúde de 28 operadoras que serão suspensos. É a terceira vez que o ministério da Saúde adota a medida. As companhias não cumpriram o prazo máximo para a marcação de consultas, exames e cirurgias, segundo informações da TV Globo.

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de Saúde terão ouvidorias para melhorar atendimento

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) coloca em consulta pública a partir da próxima terça-feira (18/09) a proposta de resolução normativa que determina às operadoras de planos de saúde a criação de Ouvidorias vinculadas às suas estruturas organizacionais.

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos e enfermeiros fazem ato em São Paulo em favor do SUS

O presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, defendeu neste último domingo (26) a necessidade de um fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em ato que ocorreu no Parque do Ibirapuera.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo da Paraíba investe mais de R$ 24 milhões em hospitais

O Governo da Paraíba está investido este ano R$ 24, 8 milhões em reformas e ampliação de seis unidades de saúde, entre hospitais e maternidades, localizadas em várias regiões do Estado.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasileiros rejeitam criação de imposto para financiar a saúde

Apesar de 61% dos brasileiros reprovarem o sistema público de saúde e 95% acreditarem que o setor precisa de investimentos, praticamente toda a população (96%) é contrária à criação de impostos para melhorar a situação.

Deixe seu Comentário:

=