Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/09/2011 às 13:50:25

Ministério estuda regra nacional para parcerias público privadas

Durante o 1º Congresso Nacional de Hospitais Privados, organizado pela Anahp, o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Jr, falou ao Saúde Web sobre as Parcerias Público Privadas (PPPs) no Brasil.

Saúde Web: Como estão sendo conduzidas as parcerias entre a saúde pública e privada no Brasil?

Helvécio Magalhães: No âmbito do SUS boa parte da prestação de serviços é privada. Mais de 50% das internações brasileiras no SUS, pagas com recursos públicos, são feitas em hospitais privados – especialmente na rede filantrópica, que são privados com características especiais. O SUS contrata serviços privados. Portanto ele já tem uma participação privada enorme. Não é algo que começa agora. Os formatos de parcerias é que vão se diferenciado. As chamadas PPPs (parcerias público privadas) já em curso na Bahia, por exemplo, aqui em São Paulo, Belo Horizonte, no Rio de Janeiro.

Além disso, existe também a contratação de Organizações Sociais, que são entidades privadas, para gerir estruturas públicas. E contratações diretas por meio de licitação para operar serviços públicos. Este desenho está se multiplicando.

Saúde Web: O Ministério pretende regulamentar esses modelos?

Helvécio Magalhães: Acho que vamos precisar ter uma regra nacional para dar conta disso. Uma legislação mais abrangente que permitirá vários modelos, que preserve o interesse público, mas que flexibilize as operações privadas, pois o setor de saúde é muito complexo.

Saúde Web: Isso está sendo estudado?

Helvécio Magalhães: Estamos pensando nessa possibilidade, Não queremos ficar discutindo estatal versus privado. Queremos uma regra clara, pública, sustentável, que de margem a operações com transparência e rigor com o dinheiro público. Este é um caminho interessante que vamos começar a discutir no âmbito do SUS e setor privado.

Saúde Web: E quanto à inovação tecnológica. Como pode ser viabilizada essa parceria?

Helvécio Magalhães: O Ministério por meio da sua indústria farmacêutica própria – Farmanguinhos -, e outras estruturas estaduais, têm feito PPPs com grandes multinacionais, incrementando a produção brasileira de fármacos e outros insumos para a saúde. É um painel amplo de possibilidades de interação.

E organizações como a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) são importantes para aprofundar esse debate.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 29.09.11

 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

CEOs atletas: como o esporte potencializa o desempenho no trabalho

Executivos levam a disciplina e competitividade dos esportes para os negócios.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa abrirá consulta pública sobre anuência prévia de patentes

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou a abertura de uma Consulta Pública para atualizar as regras relativas à anuência prévia da Agência na concessão de patentes para produtos e processos farmacêuticos.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS fornecerá 2 novos remédios contra hepatite C a partir de 2013

Dois novos remédios serão fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com hepatite tipo C a partir do próximo ano. As drogas - telaprevir e boceprevir -

Saúde Empresarial, por Redação

SP ganha centro de medicina nuclear de padrão internacional

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina,

Saúde Empresarial, por Redação

Seu emprego está atrapalhando a sua dieta?

Emagrecer não é fácil, e alguns fatores da nossa vida cotidiana podem dificultar a perda de peso ainda mais. O estresse do ambiente de trabalho pode fazer com que você procure alimentos engordativos, buscando a comida como uma forma de melhorar o seu bem estar emocional.

Saúde Empresarial, por Redação

Novo presidente dos cardiologistas defende igual atendimento dos planos de saúde e do SUS

O novo presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Jadelson Andrade, que assume o cargo na próxima sexta, dia 16, defende a necessidade de que o atendimento de excelência que recebem os brasileiros protegidos por planos de saúde venha a ser o mesmo oferecido aos usuários do SUS,

Deixe seu Comentário:

=