Publicado por Redação em Vida em Grupo - 23/01/2015 às 10:22:16

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro de saúde?

A grande diferença entre seguro e plano de saúde é que o primeiro possibilita reembolso das despesas médico-hospitalares e odontológicas. Se a empresa deseja que seus funcionários tenham liberdade de escolha de profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios, o seguro é o mais indicado.

No seguro saúde, as coberturas são contratadas contra o pagamento do que se denomina prêmio, que é a mensalidade. Dessa forma, a seguradora suporta os custos financeiros do tratamento do segurado em rede referenciada ou por reembolso das despesas com cirurgias, exames clínicos, tratamentos, consultas e internações realizadas por um médico, clínica ou hospital de sua preferência e conforme os valores contratados.

Embora o seguro saúde permita a livre escolha, é importante avaliar se o valor de reembolso contratado é muito abaixo do preço dos serviços privados médico-hospitalares e odontológicos. Se este for o caso, a opção por planos de saúde é mais vantajosa do que o seguro saúde, porque o atendimento exclusivo na rede referenciada não exige participação financeira do beneficiário.

Já o plano de saúde dá direito ao beneficiário de ter assistência médica, hospitalar e odontológica exclusivamente na rede própria e/ou referenciada da operadora, exceto em casos de urgência e emergência fora da região de atendimento do plano. Os planos de saúde são regulados e fiscalizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A ANS define oito modalidades de operadoras: as administradoras, as cooperativas médicas, as cooperativas odontológicas, as instituições filantrópicas, as de autogestão (patrocinadas e não patrocinadas), as empresas ou entidades de medicina de grupo, as de odontologia de grupo e, desde 2001, as seguradoras especializadas em saúde. Conheça aqui as diferentes modalidades de operadoras de planos de saúde.

Fonte: www.tudosobreseguros.org.br


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Susep: Mercado Supervisionado tem Crescimento de 252% em dez anos

O mercado supervisionado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) – seguros, previdência privada aberta e capitalização -, evoluiu, nos últimos dez anos, 252,5%. Em termos de receita, saltou de R$ 44,5 bilhões, em 2003, para R$ 156,9 bilhões registrados em 2012.

Vida em Grupo, por Redação

Estudo explica a rentabilidade dos seguros de vida

Embora ofereçam a seus segurados uma boa proposta de valor, as companhias do ramo vida carecem de uma forma simples e compreensível de explicar como criam valor e geram lucro às partes interessadas.

Vida em Grupo, por Redação

Interesse por planos de previdência e seguros de vida cresce 37% em Belém

A Bradesco Vida e Previdência constatou, de janeiro a outubro de 2011, um crescimento total de 37% na comercialização de seguros de vida e planos de previdência privada em Belém, comparado ao mesmo período de 2010.

Deixe seu Comentário:

=