Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/07/2011 às 12:11:40
Projeto obriga que empresa informe ao consumidor quando for líder em reclamações
SÃO PAULO - As dez empresas que tiverem mais reclamações nos Procons estaduais deverão fixar em suas dependências essa informação. É o que obriga o Projeto de Lei 417/11, do deputado Eli Correa Filho (DEM-SP).
De acordo com a proposta, essas empresas deverão expor em todas as suas lojas, filiais, agências e postos de atendimento cartazes contendo a sua posição no ranking, o nome fantasia, razão social, o número total de queixas e a quantidade de reclamações atendidas e não atendidas.
Segundo o deputado, as listas com as empresas mais reclamadas são pouco divulgadas. "É preciso transformar essa lista em um indicador efetivo de referência para o consumidor", afirmou, segundo a Agência Câmara.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fiscalização
As empresas que descumprirem as normas podem ser penalizadas com advertência e multa até suspensão temporária das atividades.
Os órgãos de defesa do consumidor da União, das unidades da Federação e dos municípios serão responsáveis pela fiscalização. As empresas terão direito de defesa nos processos administrativos sobre aplicação de penalidades.
Fonte: web.infomoney.com.br | 25.07.11
Posts relacionados
Superávit comercial alcança US$ 1,649 bilhão em junho
Na terceira semana de junho (17 a 23), com cinco dias úteis, a balança comercial brasileira ficou superavitária em US$ 1,294 bilhão
Dados da indústria mostram recuperação da economia brasileira
A economia brasileira dá sinais de uma leve recuperação, segundo dados da produção industrial divulgados nesta quinta-feira (7) pelo IBGE.
Perfil conservador de contratantes de previdência privada passa de mãe para filho
Motivada pelo Dia das Mães, a SulAmérica analisou sua carteira de previdência privada e identificou o perfil dos investidores que procuram por este tipo de plano para seus filhos.
Inadimplentes em SP vão poder renegociar dívidas em mutirão na próxima semana
Com intuito de diminuir a inadimplência, entidades como a Boa Vista Serviços, Secretaria Municipal do Empreendedor Individual, Secretaria Municipal do Trabalho, ACSP (Associação Comercial de São Paulo),
TJ-MT pede que magistrados entreguem declarações de renda
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso pediu oficialmente aos magistrados do Estado que entreguem suas declarações anuais de bens e rendimentos referentes aos últimos cinco anos.
Brasil poderá aumentar participação no FMI, diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (14) que o Brasil poderá aumentar sua participação no FMI (Fundo Monetário Internacional).