Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/07/2011 às 15:15:09
Produção industrial volta a avançar e sobe 1,3% em maio
Após ter tido uma queda de 1,2% em abril, ante o mês anterior, a produção industrial brasileira retomou o crescimento e avançou 1,3% em maio, para o patamar de produção mais elevado da série histórica.
Os dados, com ajuste sazonal, foram divulgados nesta sexta-feira (1/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com maio do ano passado, a produção teve alta de 2,7%.
Com isso, no acumulado do ano, a produção industrial mostra alta de 1,8%.
Os bens de consumo duráveis puxaram o crescimento, com alta de 2,7% na comparação mensal, recuperando parte da queda de 10% do mês de abril. O setor de bens de capital avançou 1,7%, também acima da média.
Os bens intermediários avançaram 1,5%, e o grupo dos semiduráveis e não duráveis ficou estável.
Setores
Dentre os ramos de atividade, 19 registraram crescimento ante o mês anterior, enquanto nove tiveram queda. O destaque foi o setor de produtos de metal, que cresceram 12,8%, ante queda de -10,2% em abril.
A produção de máquinas e equipamentos, por sua vez, teve expansão de 4,8%, recuperando a queda de 5% do mês de abril.
No sentido contrário, o ramo farmacêutico teve queda de 12,1%, enquanto a produção de equipamentos médicos e hospitalares caiu 5,3%.
No acumulado do ano, tem destaque o setor de veículos automotores, com alta de 6,9%, influenciado por caminhões e autopeças. O ramo de outros equipamentos de transporte acumula alta 12,5%, impulsionado por aviões e motos.
No destaque de baixa, figura a indústria têxtil, que acumula queda de 11,9% nos primeiros cinco meses de 2011, pressionada por menor produção de tecidos de algodão.
Fonte: www.brasileconomico.com.br | 01.07.11
Posts relacionados
Poupança no exterior rende menos da metade que no Brasil
A caderneta de poupança sempre foi alternativa para investidores de perfil conservador. Para quem tem planos fora do Brasil, a lógica é semelhante. A curto ou longo prazo, vale a pena guardar dinheiro em outro país para aplicar em estudos, viagens ou compra de imóveis.
PIS 2012 começa a ser pago dia 24 de julho; veja calendário de pagamento
Começa no dia 24 de julho o pagamento aos trabalhadores assalariados dos abonos do PIS (Programa de Integração Social), referentes ao calendário 2012/2013.
Brasilprev cresce 33% no 1º trimestre em ativos
A Brasilprev Seguros e Previdência registrou um lucro de R$ 126 milhões no primeiro trimestre deste ano e atingiu R$ 54 bilhões em ativos sob gestão.
Bovespa tem alta após leilão de títulos na França
A Bovespa operava em alta nesta segunda-feira, após um leilão bem sucedido de títulos na França, e também sob influência do vencimento de opções sobre ações, com foco em Petrobras e Vale.
Área comercial foi a que mais contratou em setembro, diz consultoria em RH
Em setembro, o setor comercial foi o que mais ofereceu empregos, segundo um levantamento mensal realizado pela consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos. De acordo com as informações divulgadas na quarta-feira (19), o segmento em questão concentrou cerca de 14,4% das oportunidades.