Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/10/2013 às 10:44:20

Produção industrial fica estagnada em agosto

A indústria não conseguiu reagir em agosto do forte tombo registrado em julho. O resultado ficou estável em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.

Em julho, a perda de 2,4% -- dado revisado -- já havia anulado o aumento de junho, de 2,1%, surpreendendo o mercado.

Para agosto, a expectativa era um resultado próximo da estabilidade, em torno de 0,15%, conforme pesquisa da Reuters com 22 analistas.

Na comparação com agosto do ano passado, houve recuo de 1,2%, desempenho que interrompeu quatro meses de resultados positivos nessa comparação.

Neste ano a indústria mantém uma tendência instável, alterando altos e baixos diante da confiança combalida de empresários, do aumento da taxa de juros, do consumo retraído e do crédito em desaceleração.

Outro fator que favorece esse comportamento de sobe e desce é a introdução e a saída de incentivos do governo, como agora com o fim da desoneração do IPI da linha branca, que só deve ter impacto nos dados de outubro.

Diante desses fatores e com a indústria "andando de lado", analistas já estimam um PIB mais fraco no terceiro trimestre, após a expansão significativa de 1,5% no segundo trimestre --quando o setor fabril foi um dos destaques.

Nesta semana, o Banco Central rebaixou para 2,5% sua projeção para o crescimento da economia neste ano. Se confirmada, será o terceiro ano seguido de baixo dinamismo do PIB, com taxas inferiores a 3%.

A indústria --setor de peso relativamente menor do que o de serviços, mas mais dinâmico do PIB-- também fechará o ano com um discreto crescimento, segundo projeções de analistas.

De janeiro a agosto, a produção industrial acumula uma alta de 1,6%. Já nos últimos 12 meses encerrados em agosto, a taxa ficou em 0,7%.

De julho para agosto, os setores que se destacaram, entre os que mostram desempenho positivo, foram os de alimentos (2,5%), veículos (1,7%), máquinas e equipamentos (1,2%) e vestuário (7,2%). Já as quedas mais expressivas ficaram com o setores farmacêutico (-5,6%), bebidas (-3,1%) e fumo (-7,7%).

Fonte: Folha SP


Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Lei que desonera folha de pagamentos é publicada com 20 vetos

Com duas dezenas de vetos, a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (3) a Lei 12.794, de conversão da Medida Provisória 582, que ampliou a lista de desoneração fiscal sobre a folha de pagamentos a empresas de serviços e de outros setores.

Notícias Gerais, por Redação

Crescimento da economia deve acelerar no fim do ano, diz Serasa

O indicador de perspectiva de atividade econômica calculado pela Serasa Experian registrou em junho alta de 0,2% sobre maio, no primeiro avanço do tipo desde novembro de 2009.

Deixe seu Comentário:

=