Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/11/2013 às 09:20:56

Produção da indústria cresce 0,7% em setembro e 2% em um ano

 A produção industrial brasileira registrou alta de 0,7% em setembro na comparação com o mês de agosto, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta sexta-feira (1º). Em comparação com setembro do ano passado, a alta foi de 2%.

 No acumulado de 2013, a produção industrial apresenta expansão de 1,6%. O crescimento da indústria brasileira tem sido irregular neste ano, apoiado em várias medidas de estímulo adotadas pelo governo.

A expectativa de economistas consultados semanalmente pelo Banco Central é de que a produção industrial cresça 1,8% neste ano em comparação com o ano passado.

O aumento de setembro, no entanto, não deve ser suficiente para garantir resultado positivo para o terceiro trimestre, de acordo com projeções de economistas do Itaú Unibanco. A produção caiu 2,4% em julho na comparação com junho, e se manteve estagnada em agosto.
Veículos lideraram altas

13 dos 27 ramos de atividade industrial pesquisados apresentaram alta mensal, com destaque para a categoria veículos automotores, que teve alta de 6,2%.

Por outro lado, a produção de impressão e reprodução de gravações caiu 12,2% e o refino de petróleo e produção de álcool mostrou queda de 4,5%.

Para outubro, a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) compilada pelo Markit, aponta que a indústria brasileira voltou a registrar expansão pela primeira vez em quatro meses no mês passado, em meio a níveis mais altos de produção.

Fonte: www.uol.com.br (Com Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo pode reduzir projeção do PIB para 4%, diz Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que a projeção oficial de crescimento da economia pode ser reduzida de 4,5% para 4% neste ano caso haja um "estresse maior" no cenário internacional.

Notícias Gerais, por Redação

Ex-presidente do PT é nomeado diretor corporativo da Petrobras

O conselho de administração da Petrobras aprovou o nome do ex-presidente do PT e da própria companhia, José Eduardo Dutra, para a nova diretoria corporativa e de serviços da estatal, em reunião nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Investimento estrangeiro na China tem 1ª queda em 28 meses

O crescimento econômico da China pode estar desacelerando ainda mais. Dados divulgados nesta quinta-feira mostraram a primeira queda anual em 28 meses no investimento estrangeiro direto (IED) e uma nova redução nas encomendas, sinalizando uma contração maior na atividade manufatureira.

Notícias Gerais, por Redação

Com alta de imposto, governo compensou extinção da CPMF

Três expedientes usados pelo governo para compensar parcialmente a extinção da CPMF acabaram por permitir que a receita da União, hoje, supere a de 2007, último ano da cobrança sobre movimentação financeira.

Deixe seu Comentário:

=