Publicado por Redação em Previdência Corporate - 05/10/2012 às 16:30:46

Previdência Social: regra para pensão de morte mudará

A ideia é aproximar o sistema do Brasil dos demais na maior parte do globo, que contam com restrições em relação aos valores desembolsados e às pessoas aptas a recebê-los. Isso se deve à preocupação do governo com os altos gastos da Previdência Social com pensões pagas após a morte dos contribuintes. Leonardo Rolim, do Ministério da Previdência Social, afirmou que as mudanças nas regras de pensões no país estão entre as prioridades.
 
“O Brasil tem o sistema mais benevolente de pensões do mundo e não dá para mantê-lo como está. A estratégia política foge da minha atribuição, mas o debate está aberto e a discussão já ocorre”, destacou. “O que falta é uma estratégia do governo sobre como encaminhar o tema”. O secretário citou ainda diversos pontos em que o modelo do Brasil difere dos sistemas adotados em outros países. “Aqui, por exemplo, não há prazo de carência nem prazo mínimo para o recebimento do benefício após a assinatura de um casamento ou união estável.
 
Além disso, no Brasil, são pagos os valores integrais dos benefícios, não importando a quantidade de dependentes”, declarou.
 
Fonte: segs

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Aposentadoria por idade à pessoa com deficiência.

A aposentadoria por idade para pessoa com deficiência, definida pela Lei Complementar 142, poderá ser requerida a partir de 09 de novembro e para ter direito é preciso que o segurado seja considerado pessoa com deficiência na data do pedido. Para ter direito ao benefício é preciso cumprir os seguintes requisitos:

Previdência Corporate, por Redação

Número de contribuintes da Previdência aumenta

A Lei do Empreendedor Individual, em vigor desde 2009, está sendo uma alavanca para aumentar o número de contribuintes da Previdência e, consequentemente, diminuir a informalidade.

Previdência Corporate, por Redação

Receita libera consultas ao sétimo e último lote do IR 2012

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (10), a partir das 9h, as consultas ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2012, além de lotes residuais do IR de 2008 a 2011.

Previdência Corporate, por Redação

INSS inicia pagamentos para quem ganha acima do mínimo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará nesta quarta-feira benefícios para segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 6, e também começa pagamento aos beneficiários que ganham acima do mínimo e têm cartões com finais 1 ou 6.

Deixe seu Comentário:

=