Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/03/2014 às 11:20:29

Prévia do PIB sobe 1,26% em janeiro e tem melhor resultado desde 2009

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado pelo mercado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) oficial, avançou 1,26% em janeiro em comparação a dezembro, informou o BC nesta sexta-feira (14).

O resultado foi o melhor desde dezembro de 2009, quando também avançou 1,26%. O índice de dezembro foi revisado de uma queda de 1,35% para baixa de 1,4%. Na comparação com janeiro de 2013, o IBC-Br avançou 1,01% e acumula em 12 meses alta de 2,47%.

Analistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam alta de 0,7% na comparação mensal, de acordo com a mediana de 26 projeções. As estimativas variaram de 0,45% a 2,3%.

A expansão em janeiro decorre de dados melhores do que o esperado tanto da indústria quanto do varejo, apontando para uma boa atividade econômica no início deste ano. Analistas consultados pela agência de notícias Reuters, no entanto, avaliam com cautela os dados positivos.

Enquanto a produção industrial avançou 2,9% no primeiro mês do ano sobre o anterior, as vendas do comércio subiram 0,4% no período.

A economia brasileira também surpreendeu no quarto trimestre de 2013 com crescimento de 0,7% na comparação com os três meses anteriores, garantindo a alta de 2,3% do PIB no ano passado.

Ainda assim, agentes econômicos preveem que a economia vai desacelerar neste ano, e a pesquisa Focus do BC mostra que a expectativa de expansão do PIB é de 1,68%.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária.


 IBC-Br

O índice é elaborado mensalmente pelo BC e é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) --que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre e leva a um resultado anual.

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

Fonte: (Com Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Micro e pequenas empresas faturam mais em agosto

As micro e pequenas empresas (MPEs) do estado de São Paulo registraram incremento de 9,4% no faturamento real médio em agosto, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa pega impulso em plano anticrise do BCE e abre em alta

O plano anticrise do BCE (Banco Central Europeu) e números positivos sobre o mercado de trabalho norte-americano aninam os investidores ao redor do globo nesta quinta-feira (6). Por aqui, a bolsa brasileira pega carona no bom humor internacional e abre o pregão em alta.

Notícias Gerais, por Redação

Justiça manda Receita e Anvisa operarem com escala mínima em SC

A Justiça Federal em Santa Catarina determinou que Receita Federal e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) operem com pelo menos 30% de servidores nos portos de Itajaí e Navegantes e concluam em até oito dias os despachos de importação e exportação de mercadorias.

Notícias Gerais, por Redação

Esperança por estímulos dita ritmo da recuperação nos mercados

Mesmo sem notícias positivas, os mercados financeiros globais vivem uma quarta-feira de recuperação. Após fortes quedas recentes, os preços baixos de ações atraem compradores, impulsionando os índices das principais bolsas no mundo.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil registra superávit de US$ 429 mi na balança em 2012

O Brasil registrou superávit na balança comercial de US$ 429 milhões no acumulado deste ano até o dia 19 deste mês. Apesar do saldo positivo (houve mais exportações do que importações),

Notícias Gerais, por Redação

Indicador do BC mostra alta da economia brasileira de 1,15% em novembro

Indicador divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central mostra elevação de 1,15% da atividade econômica brasileira, em novembro (resultado com ajuste sazonal, que desconsidera efeitos de determinado período do ano). Sem ajustes, o indicador mostra retração de 0,16%.

Deixe seu Comentário:

=