Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/02/2015 às 10:59:37

Prévia do PIB aponta queda de 0,15% em 2014, segundo BC

A atividade econômica no Brasil recuou 0,15% em 2014, de acordo com dados do Banco Central divulgados nesta quinta-feira (12).

Em dezembro, a queda observada foi de 0,55% em relação a novembro, de acordo com dados ajustados.

Os dados são do IBC-Br, calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) oficial, que é divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 2013, o BC mediu crescimento de 2,57% da atividade econômica; o PIB oficial do IBGE mostrou alta de 2,5%.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária. Ele é divulgado todo mês; o PIB oficial é trimestral.

Correção: a matéria informava, anteriormente, queda de 0,12% da economia, que é o dado dessazonalizado. Em comparações anuais, o dado observado é mais preciso.

IBC-Br

O índice é elaborado mensalmente pelo BC e é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) --que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre e leva a um resultado anual.

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

Fonte: UOL (Com Reuters)


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC lança mão de mais uma ferramenta para conter alta do dólar

Banco faz leilão de venda com compromisso de recompra

Notícias Gerais, por Redação

Brasil retoma crescimento econômico de até 4% em 2013

O economista e professor do Insper, Eduardo Giannetti da Fonseca, acredita que as políticas recentes do governo federal e os sinais positivos da Economia Global apontam para a aceleração da economia brasileira a partir do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem superávit primário de R$2,653 bi em maio

O setor público brasileiro registrou superávit primário de R$ 2,653 bilhões em maio, informou o Banco Central nesta sexta-feira. Em 12 meses até maio, a economia feita para pagamento de juros foi equivalente a 2,97% do Produto Interno Bruto (PIB).

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa abre em leve alta, apesar de pessimismo nas bolsas pelo mundo

O Ibovespa inicia o pregão regular desta quinta-feira (5) registrando alta de 0,06%, aos 63.545 pontos, na contramão do mercado internacional.

Deixe seu Comentário:

=