Publicado por Redação em Previdência Corporate - 14/10/2015 às 11:40:51

Previ deve incluir horas extras em cálculo de aposentadoria complementar

As horas extras que integraram a base de cálculo das contribuições previdenciárias devem ser incluídas no cálculo da aposentadoria complementar. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que determinou que a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) reveja uma aposentadoria complementar para incluir no cálculo horas extras reconhecidas em reclamação trabalhista.

O relator do caso, ministro Villas Bôas Cueva, destacou que as horas extras têm natureza salarial, mas são transitórias e não se incorporam em caráter definitivo à remuneração do empregado. Por essa razão, o Tribunal Superior do Trabalho considera que elas não fazem parte do salário básico e não integram o cálculo de complementação de aposentadoria.

Contudo, o caso julgado é uma exceção à regra, pois as horas extras foram pagas durante o contrato de trabalho e integraram a base de cálculo das contribuições do empregado à entidade de previdência privada, como prevê o plano de custeio da Previ.

“Admitir que o empregado contribua sobre horas extras que não serão integradas em sua complementação de aposentadoria geraria inaceitável desequilíbrio atuarial a favor do fundo de pensão”, analisou o relator.

Segundo o ministro, o próprio site da Previ informa que o salário de participação constitui a base de cálculo das contribuições e tem relação direta com a remuneração recebida mensalmente pelo participante, abrangendo, entre outras verbas, as horas extras habituais ou não.

Villas Bôas Cueva afirmou que os valores devidos a título de horas extras reconhecidos pela Justiça do Trabalho e que compõem o cálculo do salário de participação influenciam a complementação de aposentadoria. Portanto, deve haver a revisão da renda mensal inicial, com a necessária compensação de eventuais diferenças relativas ao custeio e ao benefício. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

REsp 1.525.732

Fonte: Consultor Jurídico


Seguro Auto

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Mais de 4 milhões de segurados do INSS vão receber comprovant​e de rendimento em casa

Os bancos pagadores dos benefícios da Previdência Social estão enviando os comprovantes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), ano base 2012.

Previdência Corporate, por Redação

Pais que apostam na previdência privada dos filhos optam por perfil conservador

A SulAmérica analisou, motivada pelo Dia das Mães, sua carteira de previdência privada e identificou o perfil dos investidores que procuram por planos de previdência privada para seus filhos.

Previdência Corporate, por Redação

Cada vez mais, brasileiros recorrem á previdência privada

A fisioterapeuta Cilene de Oliveira, 62 anos, não quer saber de pendurar as chuteiras. "Aposentar agora? Nem pensar", trata logo de dizer, sempre que questionada sobre o assunto. Para ela, há muito o que produzir.

Previdência Corporate, por Redação

INSS registra o maior pagamento em Alagoas

O INSS registra a maior liberação de recursos em Alagoas no pagamento desta folha de agosto. São R$ 380 milhões, distribuídos para 452 mil aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Previdência Social.

Deixe seu Comentário:

=